O que pode causar a menstruação adiantada
Será que você sabe o que pode causar a menstruação adiantada? Separamos os principais sintomas e causas dessa irregularidade no ciclo menstrual. Bora lá!
Como você já deve saber, o ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação. E a duração média do ciclo é 28 dias, podendo variar de 24 a 35 dias. Muitas pessoas que menstruam e acompanham cada período pelo calendário menstrual aqui em Kira costumam saber o exato dia em que o sangramento desce, mês a mês. Mas, e quando ocorre a menstruação adiantada?
Menstruação antecipada o que pode ser
Antes de qualquer coisa, sem desespero: se essa antecipação acontecer de vez em quando, provavelmente isso não é motivo de preocupação, pois as variações no ciclo menstrual são comuns. Até a preocupação com uma prova ou um episódio de estresse podem adiantar ou atrasar o sangramento.
Outra situação em que é normal uma certa irregularidade nos ciclos é quando se está ainda nos primeiros anos da menacme, que é o longo período em que a mulher pode reproduzir. Isso ocorre devido às intensas produções hormonais (especialmente estrogênio e progesterona).
Vamos entender alguns outros fatores que podem ser responsáveis por fazer com que a menstruação adiante:
-
Perimenopausa
A fase em que o corpo começa a se preparar para a menopausa (última menstruação) costuma ocorrer a partir dos 47 anos. Aqui, a produção de hormônios começa a cair e, por isso, é comum que haja alterações no ciclo menstrual. A menstruação pode adiantar ou atrasar, além de sofrer mudanças no fluxo. Pode ser necessário fazer o uso de pílulas anticoncepcionais para estabilizar o ciclo, mas isso apenas o ginecologista pode indicar!
-
Infecções sexualmente transmissíveis
Embora não seja comum, pode ocorrer de algumas ISTs, como clamídia e sífilis, causarem sangramento vaginal entre os períodos menstruais. A dica para evitar isso você já sabe, né? Camisinha sempre! Não deixe também de tomar a vacina de prevenção ao HPV e mantenha seus exames em dia, para garantir a sua saúde íntima.
-
Pós fertilização
Quando um óvulo fecundado chega ao útero, podem surgir alguns sintomas, como cólicas, inchaços, seios sensíveis, náuseas e um leve sangramento. Para ter uma noção, isso pode ocorrer entre uma e duas semanas depois da concepção - e aí vai parecer que a sua menstruação adiantou. Mas, sem pânico! Se surgir qualquer suspeita, faça um teste de gravidez para tirar qualquer neura da cabeça.
-
Aborto espontâneo
A menstruação antecipada pode ser, na verdade, uma perda de gravidez que a mulher nem mesmo havia ainda identificado. A perda de uma gravidez, entre outros sintomas, pode causar um sangramento vaginal intenso.
Menstruação muito adiantada
Quando a menstruação se mostra muito adiantada e isso passa a ocorrer com certa frequência, é preciso investigar qual é a causa por trás desse sintoma. Há especialmente duas doenças que devem ser consideradas:
A irregularidade dos períodos menstruais é apenas um dos sintomas da chamada SOP. Embora não se saiba bem a sua causa, o desequilíbrio hormonal é um dos fatores responsáveis pela síndrome. Para tratar a doença, pode ser indicado o uso de pílulas anticoncepcionais e medicamentos que bloqueiam os andrógenos – hormônios sexuais masculinos. Mas já sabe, né? Só o ginecologista poderá indicar o tratamento adequado para você!
2. Endometriose
Essa é uma doença que ocorre quando o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce em outras partes, como nos ovários, por exemplo. Além de sangramento entre os períodos, a endometriose também pode causar fortes cólicas e fluxos menstruais intensos.
Como podem ver, uma única menstruação adiantada pode não significar qualquer problema sério. De qualquer forma, se acender um alerta em você, especialmente se for algo recorrente, procure ajuda médica para garantir uma relação mais saudável com o seu ciclo menstrual.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.