Hormônios femininos, um guia completo
Saiba quais são os hormônios sexuais e suas principais funções
Mas, afinal, você sabe quais são os hormônios femininos e quais as funções que cada um deles desempenha? Ao longo deste artigo, você vai descobrir mais sobre eles. Vem com a gente!
O que são os hormônios femininos?
Os hormônios são mensageiros químicos liberados na corrente sanguínea para regular vários processos corporais. No caso dos hormônios sexuais, de forma geral, eles atuam em diferentes frentes, como:
-
Desenvolvimento sexual
-
Crescimento ósseo e muscular
-
Puberdade
-
Reprodução
-
Desejo sexual
-
Respostas inflamatórias
-
Regulação dos níveis de colesterol
-
Distribuição de gordura corporal
Ao longo da nossa vida, os níveis de hormônios femininos sofrem variações, que podem ser impactadas por fatores como estresse, ansiedade, gravidez, medicamentos e menopausa (quando a produção sofre a maior baixa).
Quais são os hormônios sexuais femininos?
Confira quais são os hormônios que nós, mulheres, produzimos e quais suas funções em nosso organismo:
Estrogênio
Esse hormônio sexual é o grande responsável pela nossa saúde sexual e reprodutiva. A maior parte do estrogênio é produzida nos ovários de mulheres cisgêneros, homens transgêneros e pessoas não binárias com vaginas. Seus níveis variam ao longo do ciclo menstrual e da vida da pessoa que menstrua e, durante a menopausa, ocorre a queda dessa produção.
Progesterona
É esse hormônio que atua no engrossamento do endométrio para preparar o útero para receber o óvulo fecundado. Vale dizer que ele age em conjunto com o estrogênio nessa preparação do organismo feminino para a concepção e a gravidez. Ainda possui uma importante função na manutenção da gravidez e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias. E mais: a progesterona também atua na regulação do ciclo menstrual.
Testosterona
Sim, você não se enganou! A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, mas também está presente em quantidades menores nas pessoas com útero. Ele possui atuação no aumento e manutenção da massa muscular, na redução da gordura corporal, no melhor desempenho sexual, no aumento da libido e no desempenho cognitivo. Também oferece melhor condicionamento da estrutura óssea e proteção cardiovascular.
Creme de progesterona: funciona?
Um estudo mostrou que a progesterona tópica a 2% atua principalmente no aumento da elasticidade e firmeza da pele de mulheres que se encontram na peri e pós-menopausa. Portanto o creme pode, sim, ser utilizado no tratamento para retardar o processo de envelhecimento da pele feminina após o início da menopausa.
Mas, claro: antes de investir em qualquer tipo de medicamento, seja para qual for a finalidade, consulte o seu médico! Nada de usar algo só porque a amiga aprovou e te indicou, hein?
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interessem pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.