Menstruação com cheiro forte. Será que tá tudo bem?
Menstruação com cheiro forte não é motivo para preocupação, a não ser que o odor esteja diferente do seu normal
Assim como qualquer outra parte do corpo humano, a ppk tem seu próprio cheiro e isso é normal. A ppk menstruada, também. Mas e a menstruação com cheiro forte demais, o que pode ser?
“Primeiro, é preciso entender qual é o seu normal”, diz a dra. Rebeca Gerhardt. “A gente precisa se conectar com o próprio corpo e entender o nosso odor”, explica.
Se você começar a prestar atenção no seu corpo ao longo de todo o ciclo menstrual, irá perceber que a cada fase a ppk pode ter um cheiro diferente, como no período fértil e no período menstrual. Quando o odor está forte demais, cheirando peixe ou algo estragado, sinal de alerta.
Menstruação com cheiro forte é normal?
A menstruação com mau cheiro é algo muito raro. Segundo a dra. Rebeca, quando a mulher está menstruada, o pH vaginal normalmente fica equilibrado, e ele é um dos indicadores da saúde da ppk.
Quando há um desequilíbrio da flora vaginal – o conjunto de microrganismos "do bem" que habitam a região intima – o pH também fica desequilibrado. E aí, sim, nesses casos, pode aparecer um cheiro ruim na ppk, sendo sinal de uma infecção urinária ou alguma outra doença. Em geral, quando se trata de uma doença, o cheiro ruim vem acompanhado de coceira, ardência ao fazer xixi ou corrimento.
Mas, geralmente, isso não acontece durante a menstruação, porque essas doenças se manifestam antes de ela acontecer. Além disso, é comum alguns probleminhas até se resolverem quando a mulher fica menstruada. Mas isso não significa que você não deva tratar uma possível infecção, beleza? Se sentir qualquer sintoma estranho, a recomendação é ir ao médico.
A dra. Rebeca explica também que o uso de métodos contraceptivos hormonais ou DIU de cobre podem, sim, alterar o cheiro da ppk, inclusive durante o período menstrual.
Muitas vezes, o uso de contraceptivos provoca uma diminuição do fluxo menstrual ou até mesmo a amenorreia (quando a menstruação para de descer). Mas quando a mulher ainda menstrua, o cheiro pode ficar diferente, mais metalizado. Se você notou esse cheirinho, converse com o ginecologista para tirar a dúvida.
Menstruação com cheiro de ferro é normal?
A menstruação com cheio de ferro não necessariamente indica problemas. Na verdade, esse odor reflete todos os nutrientes que o sangue menstrual contém! Ele foi preparado cuidadosamente pelo nosso corpo, que é superinteligente. Todos os meses, a magia acontece e o organismo fica prontinho pra gerar um bebê. Quando a fecundação não rola, o organismo expele tudo o que não foi utilizado.
O ferro é um dos nutrientes presentes na menstruação, que é limpa e tem cheiro sim – cheiro de vida. E esse cheiro não é ruim.
Você só precisa ficar ligada no seu cheiro normal. Se perceber que algo mudou, basta conversar com o ginecologista. Inclusive, a dra. Rebeca diz que muitas mulheres pensam que só dá para marcar consulta ginecológica fora do período menstrual, mas isso não é verdade!
As consultas de rotina para fazer o exame ginecológico, conhecido como Papanicolau, devem ser feitas fora do período menstrual. Mas marcar uma consulta menstruada pode ser útil, especialmente se o cheiro está diferente do normal. “Fica o convite para cheirarmos juntas”, diz a ginecologista. Pode ser que você esteja com uma infecção vaginal ou até cometendo erros de higiene. Se for o caso, está tudo bem: o médico irá avaliar as causas e recomendar o tratamento, assim como dar algumas dicas de melhores práticas.
Então, já sabe: menstruação tem cheiro e não é ruim, é sinônimo de vida e de saúde! Mas conheça o seu próprio corpo, observe e, se qualquer coisa parecer estranha, o ginecologista está ali para cheirar junto com você 😉