Estresse durante a menstruação pode causar problemas?
O estresse durante a menstruação pode provocar atrasos, adiantamentos ou até fazer parar de descer do nada!! Vem entender o motivo
A sua menstruação fica toda desregulada durante a semana de provas, ou atrasa quando você briga com aquela pessoa especial? O motivo pode ser mais simples do que você imagina: as emoções interferem muito no funcionamento do nosso corpo! O ciclo menstrual é regulado por hormônios que, por sua vez, são controlados pelo cérebro. Por isso, o estresse durante a menstruação pode, sim, provocar atrasos ou até fazer descer antes da hora.
Estresse durante a menstruação
Em um papo com a ginecologista Rebeca Gerhardt, ela nos explicou por que o estresse atrasa a menstruação em alguns casos. A perda de um parente, uma nota baixa ou mesmo problemas simples do dia a dia podem provocar atrasos ou até fazer o sangue parar de descer do nada.
"O eixo hipotálamo - hipófise - ovariano é o que mais sofre com isso. Por meio dele, a gente vê o quanto o corpo está todo conectado. Os neurotransmissores, junto com hormônios, são responsáveis pelos impactos das emoções no ciclo menstrual", diz.
Pareceu confusa a frase da dra. Rebeca? Não é não, olha só: o hipotálamo é uma região do cérebro que controla um monte de coisa importante no nosso corpo, como a temperatura, as sensações de fome e sede, e os hormônios.
A hipófise, principal glândula do organismo, é controlada pelo hipotálamo. Sua principal função é a produção de hormônios, entre eles, os que estimulam o crescimento dos folículos ovarianos, que armazenam os óvulos.
Ainda complicado? Bom, o que você precisa saber é que o cérebro exerce um papel importante na nossa função reprodutiva e, por consequência, no ciclo menstrual. Ele envia uma série de mensagens para a hipófise e os ovários, o que pode provocar alterações na menstruação e até nos sintomas que o ciclo menstrual provoca.
Estresse pode adiantar a menstruação?
Sim! O estresse pode fazer o sangue descer mais cedo do que a data prevista. Às vezes, quando rola um grande estresse mental ou até mesmo fisiológico, tipo fazer uma cirurgia ou praticar esportes muito intensamente, a menstruação pode acabar vindo antes, de surpresa.
Ansiedade atrasa menstruação?
Assim como o estresse, a ansiedade pode provocar mudanças no seu ciclo menstrual. Tem uma situação bem comum, que rola com muitas meninas sexualmente ativas durante a TPM: o medo de estar grávida gera tanta ansiedade que a menstruação acaba atrasando. Daí, o atraso gera ainda mais pânico… e aí é que continua atrasando mesmo 😅
Já dizia o ditado: mente sã, corpo são. O período da menstruação deve ser de acolhimento, carinho e gentileza com você. Todo mundo fica triste, estressada e ansiosa de vez em quando e tá tudo bem. Mas se está acontecendo com frequência e você acha que precisa de ajuda, converse com os seus pais ou procure o apoio de um profissional de saúde mental.
Por outro lado, se a sua menstruação está bastante desregulada e você nunca sabe quando vai descer, as causas podem ser fisiológicas. Problemas na glândula tireoide ou condições como ovários policísticos podem deixar o ciclo menstrual super bagunçado. É importante conversar com a ginecologista para entender se tudo vai com a sua saúde reprodutiva.
Para facilitar a auto-observação do seu ciclo menstrual, lembre-se de anotar o dia que a menstruação desceu, a intensidade do fluxo em cada dia e quando ela terminou. O calendário menstrual de Kira pode ajudar nisso 😉
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.
Dra. Rebeca Gerhardt
Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.