Vontade de urinar ao caminhar? Vem saber mais sobre isso
A vontade de urinar ao caminhar pode significar que os músculos da sua ppk estão fracos, então será preciso fortalecê-los!
Sentir vontade de urinar ao caminhar às vezes, quando você bebeu muito líquido ou está há muito tempo sem ir ao banheiro, é totalmente normal. Mas quando acontece com frequência e te deixa angustiada, sinal de alerta. Pode ser que você esteja com alguma condição de saúde relacionada à capacidade de controlar o xixi.
Vontade de urinar ao caminhar: o que pode ser?
Uma das principais causas da vontade de urinar ao caminhar é a bexiga hiperativa. Falamos sobre ela com a ginecologista Rebeca Gerhardt, que nos explicou que a condição é uma necessidade urgente de urinar — tão forte que, muitas vezes, realmente não dá pra segurar.
A bexiga hiperativa é um problema relativamente comum, provocado pela redução da capacidade da bexiga de armazenar xixi. É como se houvesse menos espaço, ou se você perdesse a capacidade de controlar. Aí, o xixi precisa sair com mais frequência.
Por isso, além da urgência em correr para o banheiro, bate a vontade com mais frequência — inclusive quando você está caminhando logo depois de ter feito xixi.
A bexiga hiperativa pode vir acompanhada de incontinência urinária, o nome técnico para o escape de xixi, aquelas gotinhas que molham a calcinha sem terem sido convocadas pelo cérebro. Elas simplesmente escapam mesmo!
A Sociedade Brasileira de Urologia diz que a perda de tônus muscular na região pélvica, onde fica a bexiga, o útero e também a ppk, é a principal causa dos escapes de xixi. Pra quem não está familiarizado com essa expressão, o tônus muscular é um estado natural de tensão constante nos músculos quando eles estão em repouso.
A vontade de fazer xixi o tempo todo, inclusive ao caminhar, também pode ser provocada por uma infecção urinária. Quem nunca lidou com ela, né? A condição é bastante comum entre as pessoas que têm sistema reprodutor feminino devido à anatomia do corpo.
A uretra fica mais próxima do ânus e, por isso, fica mais fácil que as bactérias presentes no intestino cheguem até a uretra, o buraquinho por onde sai o xixi, e provoquem uma infecção. Além da urgência em ir ao banheiro, ela provoca ardência e dor ao urinar.
Como lidar com a vontade de fazer xixi o tempo todo e o escape de xixi?
Se você notar que está fazendo muito xixi, o primeiro passo é ir ao médico. Infecções urinárias são geralmente tratadas com antibióticos, mas outras condições mais sérias, como a diabetes, também podem estar por trás da necessidade de fazer xixi o tempo todo.
Mas se a vontade de urinar ao caminhar vem acompanhada de escapes de xixi, pode ser que você esteja precisando fortalecer o assoalho pélvico. Você pode procurar um fisioterapeuta especializado nessa região do corpo que irá recomendar alguns exercícios específicos e bem fáceis de fazer.
Se quiser prevenir a condição, que pode afetar todas as mulheres em algum ponto da vida, você pode começar a fazer os exercícios para o assoalho pélvico agora mesmo, enquanto lê este texto. O pompoarismo é uma das técnicas famosas para fortalecer a ppk que traz muitos benefícios tanto para quem tem incontinência urinária, quanto para quem deseja ter uma maior consciência corporal e mais prazer nas relações sexuais – pois é, malhar a ppk ajuda!
Por fim, se você tem escape de xixi com frequência e quer estar sempre sequinha, experimente o protetor diário Intimus® 2 em 1, que oferece proteção contra escapes de xixi e tecnologia de controle de odores pra garantir um cuidado completo para a sua zona íntima.
No período menstrual, a melhor opção é o absorvente Intimus® 2 em 1, um absorvente que conta com uma dupla proteção que absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi. Ele tem um formato anatômico e tecnologia de controle de odores que vão garantir muito mais conforto em qualquer situação. Você já experimentou?