Saiba quando trocar o método contraceptivo é uma boa ideia
Pílula anticoncepcional, camisinha feminina, DIU... Vem entender melhor qual é o método contraceptivo mais adequado para cada momento de vida e como fazer a transição com segurança
Quando a influenciadora digital e ex-BBB Viih Tube anunciou que estava grávida, ela contou que isso ocorreu durante a troca da pílula anticoncepcional que tomava na época. Pois é... isso realmente pode acontecer! Por isso, é importante saber como e quando trocar o método contraceptivo.
LEIA TAMBÉM:
Afinal, quando é a hora de trocar o anticoncepcional?
Existe a ideia de que a pílula anticoncepcional perde o efeito após um longo período de uso. Mas isso é mito, tá? Se você está bem adaptada ao método, faz o uso correto e não sente reações, pode continuar usando, sem um prazo de validade.
A dica é: sempre converse com a sua médica sobre o que tem percebido sobre o uso da pílula, tipos de anticoncepcionais e se há algo que desejaria ajustar. A partir dessa conversa e de uma avaliação médica mais detalhada, ela poderá indicar ou não a troca do método contraceptivo.
Fatores que podem impactar na troca de anticoncepcional
Algumas mulheres costumam relatar certos efeitos indesejados no uso do anticoncepcional, que podem levar a querer trocar o método contraceptivo. Os mais comuns são:
-
Aumento de peso corporal;
-
Alterações de humor;
-
Dor abdominal.
Durante a fase de adaptação do uso das pílulas anticoncepcionais hormonais, podem ser percebidos outros efeitos colaterais, como irregularidade menstrual, náuseas, inchaço e enjoos. Normalmente, esses sintomas desaparecem em pouco tempo; se persistirem, consulte a sua médica!
Como iniciar um novo método contraceptivo?
O indicado é que a troca de método contraceptivo seja feita sem intervalo de um para o outro, para reduzir as chances de engravidar.
Então, para quem usa a pílula anticoncepcional, não é preciso terminar a cartela antes de fazer a mudança. Se você for trocar a pílula por outro método contraceptivo, como o DIU de cobre, por exemplo, você pode inseri-lo enquanto ainda toma a pílula. Aliás, se quiser saber qual o melhor DIU pra você, dá uma olhada nesse outro artigo sobre o tema.
Troquei de anticoncepcional, quanto tempo demora para fazer efeito?
Em alguns casos, a sua médica pode sugerir uma sobreposição de métodos, o que quer dizer iniciar o novo método antes de interromper o antigo. Isso faz com que o novo método tenha tempo para começar a funcionar antes que interrompa o anterior.
E para garantir totalmente a proteção, tem sempre ela, a camisinha! Afinal, só ela te protege também das doenças sexualmente transmissíveis. Aproveita pra ler o nosso artigo sobre tipos de camisinha 😉
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.