Saúde e bem-estar

Ai. Será que anticoncepcional engorda?

Camila Luz
4 Dec, 2022
4 min. de leitura
anticoncepcional-engorda-1

Se o anticoncepcional engorda ou não é uma dúvida de muitas meninas, mas será que a gente deveria estar tão preocupada assim com essa pergunta? Encontre as respostas!

Desde que a primeira pílula anticoncepcional foi lançada no mercado, no início dos anos 1960, os métodos hormonais evoluíram muito. Os efeitos colaterais já não são tão intensos quanto antigamente – mas eles ainda existem. O ganho de peso aliado à pílula é um dos efeitos colaterais que ainda preocupam algumas mulheres. Mas será que anticoncepcional engorda mesmo? E se a resposta for sim, será que isso é um problema?

 

anticoncepcional-engorda-2

 

Anticoncepcional engorda?

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral. O método à base de progesterona, um dos hormônios que participa do ciclo menstrual, inibe a ovulação e aumenta a viscosidade do muco cervical, um fluido presente no colo do útero. Como o muco fica mais viscoso, os espermatozoides têm mais dificuldade para passar e fecundar o óvulo.

 

A injeção deve ser aplicada a cada três meses para ser eficaz e evitar gravidez. “Esse método tem uma forma de ação muito específica e que pode provocar alterações metabólicas, entre elas, o ganho de peso”, explica a ginecologista.

 

Não há comprovação científica de que os outros métodos contraceptivos provoquem ganho de peso. "Não há uma associação direta”, diz a dra. Rebeca. “Mas também existem individualidades. Algumas mulheres podem ficar mais inchadas, aí vale revisitar e entender se a contracepção está por trás disso”, completa.

Anticoncepcional incha a barriga? Certos anticoncepcionais hormonais podem provocar a retenção de líquidos e deixar a mulher mais inchada, principalmente na região da barriga. Mas a menstruação também pode causar inchaço. Você já reparou se a sua calça fica mais apertada quando você está menstruada? Pode acontecer.

 

Pílula anticoncepcional engorda?

Os métodos hormonais podem ter impactos nas nossas emoções que alteram o nosso comportamento com a comida. Pode ser que você se sinta mais ansiosa ou deprimida e desconte os sentimentos na comida. Quem nunca, né? Certos alimentos trazem sensação de conforto.

 

Mas a dra. Rebeca reforça: diretamente, os anticoncepcionais não fazem ganhar peso. Há muitos motivos para engordar ou emagrecer ao longo da vida, que é feita de fases. Se você acredita que o seu método contraceptivo está te engordando ou te deixando mais inchada, bata um papo com a sua ginecologista, ok?

 

Pílula do dia seguinte engorda ou incha?

A pílula do dia seguinte é diferente do anticoncepcional, bom sempre deixar claro. Ela é um contraceptivo de emergência, que só deve ser usado em último caso, quando deu ruim mesmo. Ela deve ser tomada logo após a relação sexual desprotegida – preferencialmente nas primeiras 24 horas, mas pode ser utilizada até 72 horas depois. Para ter certeza, sempre leia a bula.

 

Esta pílula não provoca ganho de peso, isso é mito! Mesmo que provoque algum inchaço, o efeito é passageiro, então não precisa esquentar a cabeça nesse ponto.

 

anticoncepcional-engorda-3

Corpo livre 🥰

Vem cá… será que engordar é tão grave assim? Já parou pra pensar sobre isso? Cada corpo é único e a beleza está, justamente, nas diferenças – de formatos, tamanhos, cores e assim por diante.

 

O nosso corpo permite que a gente exista no mundo e merece ser amado, sobretudo, por nós mesmas. Permita que ele seja livre para ir à praia de biquíni, comer seu chocolate preferido, ou usar o método contraceptivo que te faça bem. Ame o seu corpo e ame a si mesma. 💜

 

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.  

 

 

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.