Você tá por dentro do seu corpo? Vem saber tudo sobre canal vaginal
Você sabe o que é canal vaginal? Neste artigo, explicaremos as suas principais características com mitos e curiosidades sobre o canal da vagina. Vem saber mais!
Dá para acreditar que um quarto das mulheres americanas não sabem onde fica sua vagina? Isso foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela OnePoll. O levantamento também indicou que apenas uma em cada 10 entrevistadas passou no teste de anatomia, que pedia para nomear todas as partes de um diagrama reprodutivo feminino, incluindo útero e canal vaginal.
Isso só reforça como educação sexual é fundamental e que falar sobre sexualidade sem estigmas é questão de saúde. Mas, conta pra gente: como anda o seu conhecimento sobre o seu próprio corpo?
Neste artigo, vamos falar sobre o canal vaginal e é uma ótima oportunidade para você identificar o quanto está por dentro desse tema. Bora lá?
O que é o canal vaginal?
Resumidamente, o canal vaginal ou vagina é um canal que vai da vulva (a parte externa da ppk, aquela que a gente consegue ver) até o colo do útero. Isso quer dizer que o canal vaginal que é a parte interna do nosso órgão sexual e por onde sai a menstruação.
Vale entender o seguinte: vagina e vulva são coisas diferentes, tá? A vulva é a região externa da ppk, formada pelos lábios maiores e menores, glândulas e tudo mais que você consegue enxergar quando coloca um espelho na frente ou abaixo da ppk.
Ah! Isso inclui, também, o maravilhoso clitóris, que é aquele pequeno órgão na parte de cima da ppk que tem como única função dar prazer pra gente (perfeito, sem defeitos).
Bom... mas vamos voltar ao canal vaginal.
Ele possui cerca de 8 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. É esse canal tubular que acopla o pênis na relação sexual e por onde o bebê passa durante o parto normal. Vale destacar também que a vagina localiza-se entre a bexiga e o reto.
Mitos e curiosidades
Sabe o tão falado hímen, que muita gente ainda relaciona à virgindade? Ele é uma membrana de tecido conjuntivo que fecha a abertura vaginal. Pode acontecer de ele ser rompido na primeira relação sexual, mas não é sempre que isso ocorre e, por isso mesmo, sua ausência ou presença não garante o estado de virgindade (até porque, penetração não deve ser o único critério para determinar isso, hein?).
O canal vaginal pode sofrer com algumas infecções, como a candidíase e, por isso, é preciso ter alguns cuidados com ele. Vale destacar, entre essas prevenções, o uso de preservativos nas relações sexuais, dar preferência para roupas íntimas feitas de algodão e evitar o uso de duchas íntimas. Bora lembrar que o canal vaginal é autolimpante. Mágico, né? Então a gente só precisa lavar a vulva mesmo, que é a parte externa da ppk.
Não deixe, ainda, de se consultar regularmente com o seu ginecologista, hein? Saúde em primeiro lugar sempre!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.