Hímen. 5 respostas para as suas perguntas sobre esse assunto
O hímen é uma membrana que não tem função no corpo e seu rompimento nada tem a ver com perder a virgindade. Vem bater esse papo super importante com a gente!
O hímen é uma membrana que recobre a entrada da ppk e não possui função nenhuma no corpo. No entanto, ele guarda o mito da virgindade intacta e, por isso, o seu rompimento é um assunto que dá pano pra manga.
Mas que tal romper os estigmas sobre o hímen? Batemos um papo com a ginecologista Rebeca Gerhardt sobre o assunto e aqui está o resultado dessa conversa.
1 - O que é o hímen?
O hímen é uma película que resta do desenvolvimento da vagina quando ainda somos um feto na barriga das nossas mães. Ele não tem nenhuma função biológica e, inclusive, não tampa totalmente a entrada do canal vaginal, como algumas pessoas podem pensar. O hímen é apenas uma dobrinha da ppk e não serve para nada, mesmo! O hímen é visível apenas por meio de um exame ginecológico. Mas tê-lo ali ou não, não faz diferença. Continua lendo pra entender melhor 🙂
2 - Romper o hímen significa perder a virgindade?
Filmes, séries, novelas e o imaginário popular nos ensinaram a associar o rompimento do hímen à perda da virgindade. Nesse imaginário todo, para as meninas, a primeira vez é sinônimo de sangramento e dor. Mas nem sempre é assim, viu. Sexo deve estar associado ao prazer e bem-estar.
A ideia de que romper o hímen significa perder a virgindade já está super ultrapassada. Há muitas maneiras de fazer sexo e de sentir prazer que não envolvem penetração, como explica a dra. Rebeca. Na opinião da especialista, é mais importante falar sobre o início da vida sexual como um processo no qual vamos descobrindo nossos corpos e do que gostamos aos poucos, sozinhas ou acompanhadas.
O hímen não tem função nenhuma e definitivamente não estabelece se alguém é virgem ou não 😉
3 - O hímen sangra quando é rompido?
O rompimento do hímen pode ou não provocar sangramentos. Nem sempre tem como saber se o hímen já foi rompido, porque tem menina que não sente esse rompimento. E se sangrar um pouquinho, tá tudo bem, também pode acontecer. Agora, se você notar um sangramento intenso, aí vale fazer uma visita ao ginecologista.
4 - O hímen pode se romper sozinho?
O hímen pode se romper de diversas formas além do sexo com penetração, como durante um exame ginecológico (ainda que isso não seja esperado), pela inserção de brinquedos sexuais ou, em casos bem mais raros, pela inserção de absorvente interno. Mais um motivo para deixar pra lá a ideia de que hímen rompido equivale a perda da virgindade! Agora, sobre o absorvente interno, menina que nunca transou com penetração pode, sim, usar, viu? É só colocar direitinho e, na dúvida, fala com sua ginecologista sobre isso, tá?
5 - O hímen pode se regenerar?
Depois que o hímen é rompido, restam alguns vestígios dele na mucosa da ppk, que se adaptam à nova estrutura vaginal. Você não irá notar mudança alguma e nem sentir nada. Uma vez rompido, o hímen não se regenera.
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.
Dra. Rebeca
Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.