Ciclo Menstrual

Tabelinha menstrual é realmente eficaz para não engravidar?

Tati Barros
14 Aug, 2023
4 min. de leitura
tabelinha-menstrual-1

Você sabe como funciona a tabelinha menstrual? Explicaremos como funciona o método da tabelinha para não engravidar, ao calcular o período fértil. Clique e confira!

Uma das coisas que mais reforçamos, aqui na comunidade de Kira, é sobre a importância de conhecer o seu ciclo menstrual. São milhares as vantagens disso, desde conseguir prever quando a menstruação vai descer, até identificar prematuramente algo que não está funcionando bem no seu corpo. Além disso, é bem comum as mulheres usarem o seu conhecimento sobre o próprio ciclo, por meio da tabelinha menstrual, para evitar engravidar. Mas, será que esse método realmente é eficaz?

 

tabelinha-menstrual-2

 

Como funciona a tabelinha menstrual

O Método Ogino-Knaus, ou tabelinha, se baseia no cálculo do período fértil da mulher, a partir da análise do padrão dos seus ciclos menstruais. Ao identificar esses dias em que há uma maior chance de engravidar, o ideal é evitar ter relações sexuais nesse período.

 

Tabelinha para não engravidar

Por mais usual que seja esse método, precisamos alertar que, de cada 100 mulheres que utilizam a tabelinha, 24 engravidam. Portanto, é uma das alternativas mais falhas para prevenir a gravidez. 

 

Mas isso não quer dizer que ela não possa ser sua aliada, viu? Vale demais usá-la de forma combinada com outro método contraceptivo. E é por isso mesmo que vamos ensinar como fazer esse cálculo

 

Como fazer a tabelinha?

Nossa principal dica, antes de qualquer coisa, é que você comece a usar o calendário menstrual para poder acompanhar cada fase do seu ciclo. Kira desenvolveu um, que foi todo pensado para você registrar as principais mudanças pelas quais seu corpo passa, mês a mês. Dica de BFF!

 

  • Marque no calendário o primeiro dia de cada menstruação, durante seis meses, para verificar um padrão na duração do seu ciclo menstrual.

  • Identifique o ciclo mais curto e o mais longo e, a partir disso, calcule a diferença entre eles. Se a diferença for de 10 dias ou mais, não é indicado usar este método, tá?

  • Se a diferença for menor, siga o passo a passo. 

  • Deve-se determinar o início e o fim do período fértil. Para isso, subtraia 18 do ciclo mais curto (para obter o início do período fértil) e 11 do ciclo mais longo (para obter o fim do período fértil).

  • A partir da identificação do período fértil, é indicado evitar relações sexuais desprotegidas nesse período para evitar a gravidez.

 

tabelinha-menstrual-3

 

Mas, como não podemos deixar de lembrar: o único método que protege também da contaminação de várias ISTs, incluindo o HIV, é a camisinha! Além disso, usá-la, combinada com o método da tabelinha, reduz SUPER as chances de você virar mamãe sem querer. Sem vacilo, hein?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.