Saúde e bem-estar

Período fértil. O que é isso afinal?

Tati Barros
13 Jan, 2023
4 min. de leitura
o-que-e-periodo-fertil-1

Você sabe o que é período fértil? Neste artigo, explicamos qual é a importância de entender o ciclo menstrual e quais são as suas fases

Qualquer mulher sexualmente ativa sabe da importância de conhecer o período fértil, seja para engravidar ou evitar uma gravidez indesejada. Mas será que você realmente está por dentro do assunto? 

 

o-que-e-periodo-fertil-2

 

As fases do ciclo menstrual

Não tem como falar de período fértil sem considerar todas as fases do nosso ciclo menstrual. E, por isso, vamos te explicar cada uma delas. 

 

Fase folicular

Quem acompanha o ciclo no calendário menstrual (se você ainda não usa, precisa começar a usar já, hein?) sabe que tudo começa com a fase folicular, logo no primeiro dia da menstruação. Essa fase do ciclo dura entre 12 e 14 dias. 

 

Nesta fase, nossos hormônios estão nos níveis mais baixos e, por isso mesmo, é comum ficarmos mais indispostas e recolhidas. 

 

Fase ovulatória

A segunda fase é quando entramos no período fértil, já que é nela que acontece a ovulação. Aqui, os níveis de estrogênio aumentam para amadurecer o óvulo, fazê-lo sair do ovário e viajar até o útero, onde pode ser fecundado ou não.

 

Quando o óvulo finalmente é liberado, o corpo passa a reduzir a produção de estrogênio e a aumentar a de progesterona, para colaborar na preparação do útero para receber um possível bebê. Essa fase dura entre quatro e cinco dias e é quando nos sentimos mais dispostas (inclusive sexualmente).

 

Fase lútea

Essa é a última fase do ciclo menstrual. Aqui, o corpo se prepara para eliminar o óvulo que não foi fecundado, juntamente com a parede uterina, que se chama endométrio. Essa descamação do endométrio é que vira a menstruação. 

 

Na fase lútea, os níveis de progesterona caem e surgem os sintomas da famosa TPM. Essa etapa dura, em média, 12 dias.

 

Como saber que estou no período fértil?

Como já falamos, a libido costuma ficar nas alturas durante o período fértil. Afinal de contas, o corpo está todo voltado para a fecundação. Portanto, se engravidar não for a sua intenção, nada de transar sem camisinha! Mas esse não é o único sintoma, sabia? 

 

Você ainda pode sentir cólicas na região pélvica ou perceber um corrimento diferenciado. A coloração é parecida com a clara de ovo e com textura meio grudenta. Portanto, vale a pena observar essa variação na calcinha.

 

o-que-e-periodo-fertil-3

 

Conhecer cada fase do nosso corpo é fundamental não apenas para prevenir uma gravidez, como também para entender os sinais que o organismo dá se está funcionando corretamente ou não.

 

Uma dica para te ajudar nessa tarefa de entender melhor o corpo é começar a usar o calendário menstrual. É bem simples! Você insere a data da sua última menstruação, quantos dias mais ou menos ela dura, a intensidade do fluxo, a duração do ciclo e se você usa algum método contraceptivo.

 

A partir daí, o calendário menstrual informa as possíveis datas das próximas ovulações e menstruações. Ele indica também quais são as suas chances de engravidar ao longo do mês. Dica de amiga essa, hein? Aproveita!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

 

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.