Ciclo Menstrual

Ovulação tardia: por que ela acontece?

Tati Barros
8 Mar, 2024
4 min. de leitura
Ilustração de mão de mulher mexendo em calendário menstrual no celular

Você já ouviu falar em ovulação tardia? Te explicaremos o que é, por que acontece e quais são os principais sintomas. Vem entender!

De modo geral, o ciclo menstrual tem duração de 28 dias, podendo variar de 24 a 35 dias. As chances de a gente engravidar ocorrem em cerca de 7 dias do ciclo - é o chamado período fértil. Isso porque durante esse período ocorre a ovulação. Mas como nosso corpo pode ser uma grande caixinha de surpresas, corremos o risco de passar por uma ovulação tardia que, entre outras consequências, atrasa a menstruação. Bora saber mais!

 

LEIA TAMBÉM:

  

Ilustração de mulher de cabelos longos encostada em um absorvente interno

 

O que é ovulação tardia

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é a ovulação. Ela ocorre quando o ovário libera um óvulo para que ele possa ser fertilizado por um espermatozoide e, assim, iniciar a gestação.

 

De maneira geral, a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual, por volta do dia 14. O período fértil inclui o dia da ovulação, 3 dias antes e 3 dias depois.

 

Ah, e você sabia que o óvulo "vive" apenas entre 12 e 24 horas após a ovulação? Pois é. Fica aí com esse conhecimento extra 😅

 

No caso da ovulação tardia, a ovulação ocorre somente após o 21º dia do ciclo menstrual, podendo demorar até meses para acontecer. 

 

O resultado da ovulação tardia é o atraso da menstruação. 

 

Existem dois tipos de disfunção ovulatória:

 

  • Quando a ovulação é irregular, ela é conhecida como oligoovulação

  • Já quando a ovulação é ausente, ela recebe o nome de anovulação

 

Causas da ovulação tardia

As causas de ovulação tardia incluem:

 

  • Hipotireoidismo

  • Estresse extremo

  • Amamentação

  • Hiperprolactinemia (quando o corpo produz níveis do hormônio prolactina acima do normal)

  • Diabetes

  • Obesidade

  • Prática excessiva de exercício físico

  • Uso de medicamentos (como estrogênios, progestágenos e antidepressivos)

  • Perda de peso

 

Afinal, a ovulação tardia atrasa a menstruação quantos dias?

A ovulação tardia pode afetar a menstruação, sendo que o atraso vai depender de quanto tempo a ovulação também atrasou. 

 

Mas esse não é o único efeito ou sintoma da ovulação tardia. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, algumas pessoas com ovulação tardia podem apresentar sangramento intenso durante a menstruação

 

Não deixe de marcar uma consulta com seu médico se perceber algum desses sinais:

 

 

Para acompanhar o ciclo menstrual e entender a sua duração, não deixe de anotar todos os sintomas no seu calendário menstrual

 

Deixe registrado qualquer alteração que perceber no seu ciclo e compartilhe com o ginecologista em sua próxima consulta!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.