Camadas do útero: vem entender melhor o órgão reprodutor feminino
Você sabe quais são as camadas do útero? Te explicaremos o que ocorre com os tecidos do órgão reprodutor feminino durante o ciclo menstrual. Bora lá!
Se existe um órgão que costuma representar o corpo feminino é o útero. Afinal de contas, se historicamente, fomos destinadas à missão única da gestação, a sua funcionalidade é o que nos definia (não mais, graças às deusas do feminismo!). Mas será que conhecemos tão bem esse órgão reprodutor feminino? Você sabia, por exemplo, que existem camadas do útero?
O que é útero
O útero é um órgão exclusivo das pessoas que foram designadas como mulheres ao nascer. Com um formato de pêra invertida e tamanho próximo a um punho fechado, é onde um óvulo fertilizado se implanta durante a gravidez e onde o feto se desenvolve até o parto.
Ao se preparar para a fecundação, as paredes internas do útero são reforçadas com um tecido chamado endométrio. Quando a gravidez não ocorre, esse revestimento é liberado em um processo conhecido como menstruação.
O útero é composto por:
-
Fundo: que é a sua parte superior e mais larga, que se conecta às trompas de Falópio.
-
Corpus: que, como o nome sugere, é o corpo principal do órgão, onde o óvulo fertilizado se implanta durante a gravidez.
-
Istmo, que é a parte entre o corpo e o colo do útero.
-
Colo do útero, que é a parte mais baixa do útero, fazendo a ligação entre o órgão e a vagina.
Quais são as camadas do útero
O útero é constituído por uma parede espessa, formada por três camadas. São elas:
-
Perimétrio: camada protetora mais externa.
-
Miométrio: camada intermediária altamente muscular, para possibilitar a sua expansão durante a gravidez. É essa parte que se contrai para empurrar o bebê para fora no parto vaginal.
-
Endométrio: camada interna ou revestimento do útero. Esta camada se reforça para receber o embrião e, quando não há a fecundação, é eliminada em forma de sangue menstrual.
Os tecidos do útero durante o ciclo menstrual
O nosso ciclo menstrual é composto por 28 dias em média, podendo variar de 24 a 35 dias. É nesse período que o nosso corpo se prepara para uma possível gravidez, todo mês.
Durante esse ciclo, o revestimento do útero (endométrio) passa por várias alterações, ficando mais espesso e rico em sangue à medida que a gente se aproxima da ovulação.
Quando ocorre a fecundação, o embrião é implantado no revestimento do útero, dando início à gravidez. Por outro lado, quando isso não ocorre, temos a menstruação.
Mesmo que engravidar não esteja em seus planos futuros, conhecer o funcionamento do sistema reprodutor feminino é, de muitas formas, conhecer a si mesma. Por isso, não deixe de sempre pesquisas sobre o seu corpo. Anotar todos os sintomas ao longo do ciclo no calendário menstrual ajuda nesse processo de autoconhecimento.
Kira está aqui para tirar todas as suas dúvidas! 😉
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.