Sangramento menstrual intenso? Pode ser menorragia
Você sabe o que é menorragia? Nós te explicaremos o que caracteriza esse sangramento menstrual intenso e quando procurar ajuda. Bora lá saber sobre isso!
Você já ouviu falar em menorragia? Essa é uma condição pouco conhecida, mas que merece sua atenção. Só para se ter uma ideia, cerca de 53 em cada 1.000 mulheres são afetadas por essa condição que está ligada ao ciclo menstrual.
Metrorragia: o que é?
Se você percebe que tem um fluxo intenso e prolongado durante o período menstrual, vale prestar atenção nas próximas linhas, hein? Vamos lá!
O que é menorragia
Essa palavrinha um pouco estranha nada mais é que o sangramento prolongado da menstruação, a partir de oito dias, ou quantidade excessiva (que é maior que 80 ml), ou a associação de ambos.
Por mais que geralmente um fluxo intenso seja normal, temos que ter sempre em mente que tudo que possa atrapalhar a nossa qualidade de vida merece um cuidado extra.
Imagina só precisar trocar o absorvente várias e várias vezes ao dia e ter que conviver com a menstruação, pelo menos, durante um quarto do mês? É claro que isso afeta a rotina, né? E está aí um sinal bem claro de que não estamos lidando com um fluxo intenso qualquer.
O sangramento menstrual intenso pode, na verdade, estar revelando algum tipo de problema que vai precisar de diagnóstico e tratamento médico. Alguns dos possíveis motivos são:
-
Infecção pélvica;
-
Doenças hemorrágicas;
-
Dispositivo intrauterino (DIU) recém-colocado.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de sangramento menstrual intenso são:
-
Vazamento de sangue mesmo com o uso de absorventes externos ou internos e trocas a cada uma ou duas horas;
-
Menstruação com duração superior a oito dias;
-
Aparecimento de coágulos de sangue maiores que 1 polegada (cerca de 2,5 cm);
-
Dor na região íntima.
É preciso ficar atenta, ainda, quando a perda excessiva de sangue faz com que haja uma maior perda de glóbulos vermelhos do que o normal. Quando essa condição ocorre por um longo período, sem cuidado médico, pode ocasionar a anemia. Fique especialmente atenta se sentir a pele ou os lábios mais pálidos que o habitual, cansaço, irritação, tontura, confusão, dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca e perda de peso.
Como trata
Não negligencie a sua saúde. Ao perceber qualquer anormalidade no seu fluxo menstrual, procure o seu ou a sua ginecologista e relate tudo o que está acontecendo. Ele poderá indicar o uso de medicamentos para parar a menorragia e garantir que você tenha uma melhor qualidade de vida.
E uma dica que faz total diferença: tenha todas as informações sobre o seu ciclo menstrual para passar para o especialista. Para isso, conte com o calendário menstrual e deixe registrados dados como a data de início da menstruação, a duração do período, possíveis incômodos, entre outros. Assim, o diagnóstico poderá ser feito muito mais rápido e de forma certeira!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.