Corrimento antes da menstruação: quando é normal e quando se preocupar?
Vem entender como é o corrimento antes da menstruação
Pode ser difícil interpretar o que está acontecendo no nosso corpo. Você sente isso? A menstruação está perto de chegar, você nota alguns sintomas desse período, pode perceber um pouco de inchaço, mas não é possível dizer exatamente que dia ela vai chegar. O mesmo vale para uma mancha na calcinha nesse período. É um corrimento antes da menstruação? É normal ou preciso me preocupar? Para esclarecer essas dúvidas, fomos conversar com a ginecologista Rebeca Gerhardt.
Em primeiro lugar, é legal a gente contar pra você que toda mulher tem umidade na ppk. O corrimento normal fisiológico é o jeito de a vagina fazer uma autolimpeza e autorregulação da acidez e da flora vaginal. Esse corrimento costuma variar um pouco ao longo do ciclo menstrual, indo de transparente e líquido até branco em consistência de pomada, dependendo do momento do mês.
>Qual é a cor do corrimento antes da menstruação?
A dra. Rebeca explica que existem, em geral, duas possibilidades de cor para o corrimento antes da menstruação. E uma delas ganha disparado: a maioria das mulheres percebe um corrimento marrom antes de menstruar, estilo "borra de café". Nossa ginecologista explica que esse corrimento é, na verdade, a própria menstruação começando a chegar. Só isso 😉
O sangramento de escape pode ser marrom porque o sangue, quando entra em contato com o ar, escurece. Como esse sangue ainda é bem pouquinho, ele desce devagar nesse caminho, e vai ficando mais escuro. Daí você vê a mancha marrom na calcinha, com um líquido que é um pouco mais grosso que seu sangue habitual e que o corrimento natural.
A segunda possibilidade - um corrimento antes da menstruação esbranquiçado ou amarelado - tem a ver com o fato de o nosso corpo ser cíclico. Então, antes da menstruação a gente pode ficar com a flora vaginal desequilibrada. Isso significa que pode existir uma maior quantidade de fungos e bactérias do que normalmente existe ali.
O fato de o corpo ser cíclico faz com que o padrão de corrimento mude ao longo do ciclo. É possível ter um desequilíbrio da flora vaginal em algum momento da TPM, e aí aparecer um corrimento esbranquiçado ou até amarelado. Nesse caso é preciso reestruturar essa flora vaginal com a ajuda do seu médico ou médica.
Fique atenta para sinais que acompanham esse corrimento, como coceira na ppk e ardência durante as relações sexuais. Esses sinais (mesmo se você só tiver um deles) são um alerta para procurar um médico.
A dra. Rebeca explica que é muito comum o corrimento fisiológico natural ficar mais ácido que o normal antes do período menstrual e parecer candidíase. Nesse caso, o corrimento fica normal no resto do ciclo, mas volta acompanhado de coceira. Se isso estiver se repetindo todo mês, é necessário ir ao médico, ok?
Se observar é a chave para entender as suas necessidades e saber o que está acontecendo com o seu corpo. Juntar o que você anota na calculadora menstrual com a sua percepção dos sinais é um grande passo para entender ainda mais a sua saúde. Leva tempo, precisa de prática, mas vale a pena!