Corrimento branco: o que pode ser?
Ele é super comum, mas será que o corrimento branco é normal? Quando deixa de ser. Vem saber
Corrimento, e especialmente o corrimento branco, é sempre um tema polêmico, afinal, todas as mulheres têm uma secreção normal que sai da ppk. Mas o que é normal, em que ponto o corrimento deixa de ser normal? É aí que a coisa pega, as dúvidas se multiplicam. Fomos pesquisar para saber, afinal: o corrimento branco é normal?
O que pode ser o corrimento branco?
Na maioria das vezes, o corrimento branco é o que se chama de corrimento vaginal fisiológico, o "normal". Ele não significa infecções, e o corrimento branco pode ser desde transparente até branco como uma pomada, porque ele varia bastante na textura.
E o corrimento branco grosso?
Em geral, o corrimento branco sem odor e natural vai mudar de textura ao longo do ciclo menstrual. Ele pode ser mais parecido com clara de ovo, líquido, aquoso, elástico, leitoso e até parecendo uma pomada. O corrimento que engrossa, mas não apresenta cheiro (no máximo um odor suave) não costuma a ser motivo de incômodo e nem de preocupação.
Esse corrimento faz parte da sua vida, e se ele te incomodar a dica é usar protetor diário, que vai te manter sempre fresquinha 😊
Quando o corrimento branco é ruim?
Você precisa ficar atenta para diferenciar o corrimento "de todo dia" daquele que precisa se preocupar. Tudo começa no seu autoconhecimento. Repare sempre no corrimento e como ele muda ao longo do mês – e para isso faça as suas anotações no calendário menstrual.
O corrimento branco quando tem odor mais forte e vem junto com coceira pode significar candidíase – uma doença comum, causada por um fungo e que pode acontecer quando o tempo está mais quente, ou por conta de calcinhas e roupas apertadas e de material sintético. A parte boa é que a candidíase é super fácil de tratar com medicação e pomadas, sempre indicadas pelo ginecologista. O corrimento branco também pode significar vaginose bacteriana, uma doença ocasionada pelo desequilíbrio das bactérias naturais da sua ppk. Também é uma doença super fácil de tratar, mas você só pode se medicar com a indicação de um médico. É importante ficar atenta para outros sintomas como odor, ardência ou coceira e daí procurar atendimento profissional se algo assim aparecer.