Saúde e bem-estar

Vulvite. Saiba o que é, quais são os sintomas e tratamentos

Camila Luz
27 Apr, 2023
4 min. de leitura
vulvite-1

Será que você sabe o que é vulvite? Nós mostraremos quais são as principais causas e sintomas dessa inflamação genital comum. Bora saber mais sobre isso

Uma ppk vermelha, inchada, que coça e incomoda não é uma ppk saudável. Ela provavelmente está inflamada e isso tem nome: vulvite. Mas o que provoca essa condição? Será que é difícil tratar? A gente te conta tudo.

 

vulvite-2

 

O que é vulvite?

Vulva não é uma expressão tão popular quanto vagina mas, na verdade, quando falamos de ppk – ou seja, da parte da região íntima que a gente enxerga – estamos falando da vulva mesmo. 

 

A vagina é só a parte interna, a abertura que se conecta com o útero e por onde sai o sangue de menstruação. Já a vulva inclui os lábios maiores, os lábios menores, a parte visível do clitóris e a entrada da vagina.

 

A vulvite é uma inflamação de qualquer uma dessas partes visíveis da região íntima - da vulva, portanto. Quando a inflamação ocorre na vagina, é chamada de vaginite. Já se a inflamação afetar tanto a parte externa da região íntima quando a interna, a condição se chama vulvovaginite

 

Quais são as causas da vulvite

As inflamações na ppk podem ser provocadas por infecções, reações alérgicas ou até mesmo machucados que irritem a pele da ppk, que é supersensível.

 

Sintomas da vulvite

A vulvite pode provocar sintomas como:

 

 
  • Coceira ou ardência na ppk

  • Corrimento em maior quantidade, mais espesso ou que cheira mal

  • Pequenas fissuras na pele da vulva

  • Vermelhidão ou inchaço da vulva

 

 

Como tratar vulvite

O tratamento da vulvite depende das causas. Se for provocada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica (causada por fungos), será preciso utilizar os medicamentos recomendados para combater o microrganismo responsável. 

 

Uma doença bastante comum que pode provocar vulvite é a herpes genital, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, como o próprio nome diz, é transmitida pelo sexo desprotegido, ou seja, sem camisinha

 

Ela é causada por um vírus e pode provocar inchaço e vermelhidão na ppk, desconforto e pequenas feridas. Você provavelmente já ouviu falar da herpes que dá na boca, né? Então, ela também pode dar na ppk quando você transa sem preservativo com alguém que possui o vírus no organismo. 

 

A vulvite também pode resultar de uma alergia provocada por coisas simples da vida, como o detergente que você usou para lavar a calcinha ou um papel higiênico perfumado. Alergia é uma caixinha de surpresas, então será preciso consultar o médico para descobrir o que está causando a irritação e como controlá-la, assim como o que evitar.

 

O importante é ter em mente que ppk saudável não incomoda. Na verdade, você nem deve perceber que ela está ali. Se notar qualquer sensação desagradável ou algo esquisito, como corrimento em excesso ou cheiro ruim, marque logo uma consulta com o ginecologista

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.