Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte: conheça tudo o que pode acontecer
A pílula do dia seguinte faz mal? A gente te conta
A pílula do dia seguinte é uma grande invenção, mas que precisa ser tomada com muito cuidado e muita consciência. Ela foi criada após médicos observarem que uma superdose de anticoncepcional poderia prevenir a fecundação do óvulo, mesmo se tomada após a relação sexual. E, como ela é uma superdose de hormônio, a pílula do dia seguinte pode ter efeitos colaterais sim.
O importante sobre a pílula do dia seguinte é saber que tempo é essencial: você precisa tomá-la até 72h depois da relação sexual, porque depois disso ela perde a efetividade. Se seu método de sempre falhou, vá atrás da pílula do dia seguinte imediatamente, para não correr o risco de esquecer ou perder o prazo da janela para tomar o medicamento. E mais: ela não pode jamais ser usada como um método contraceptivo de rotina, e vamos ver o porquê.
A pílula do dia seguinte pode causar reações?
Os efeitos colaterais mais comuns relatados por mulheres que usaram pílula do dia seguinte são náuseas, em 40% a 50% dos casos, e vômito, em 15% a 20%. Efeitos que são relatados com menos frequência são dor de cabeça, dor nos seios e vertigem.
Pode tomar pílula do dia seguinte sempre?
De jeito nenhum! O recomendado é usar a pílula do dia seguinte no máximo de três a quatro vezes por ano. Se você já toma o anticoncepcional certinho, nem precisa pensar nela. Ela serve para quando você esqueceu o anticoncepcional, ou a camisinha estourou, por exemplo.
Além disso, como todo método hormonal, a pílula do dia seguinte apresenta risco de trombose, além de que, quanto mais você toma, menos efeito ela faz.
A pílula do dia seguinte faz mal?
Tomando com consciência, não! Ela não tem nenhuma contraindicação para mulheres que não estão grávidas. A única ressalva que a cartilha do Ministério da Saúde faz sobre a pílula do dia seguinte é essa: se você já estava com a menstruação atrasada ou tem suspeita de gravidez antes da relação, não tome a pílula do dia seguinte.
Fique esperta com a pílula do dia seguinte e use-a com consciência para prevenir a gravidez indesejada. Na dúvida, consulte seu médico!