Saúde e bem-estar

O que não comer na menstruação. Quais alimentos evitar

Tati Barros
17 May, 2023
4 min. de leitura
o-que-nao-pode-comer-quando-esta-menstruada-1

Será que você sabe o que não pode comer quando está menstruada? Te mostraremos alguns alimentos para evitar durante a menstruação. Bora saber mais!

A nossa relação com o nosso ciclo menstrual pode ser mais leve e saudável - você sabe disso, né? E quando falamos em saúde, não tem como fugir, a alimentação é uma protagonista. Nesse sentido, muita gente se questiona o que não pode comer quando está menstruada. 

 

o-que-nao-pode-comer-quando-esta-menstruada-2

 

Embora nada seja realmente proibido de se consumir durante o período menstrual, como a comida é algo que mexe com nosso organismo intensamente, é claro que certos alimentos podem ter efeitos positivos ou negativos. E é sobre isso que vamos falar aqui.

 

O que não pode comer quando está menstruada

Primeiro, é importante considerar como o seu corpo reage no período menstrual. Você é do tipo que sente algum tipo de desconforto gastrointestinal, como inchaço, cólicas e diarreia? 

 

Se a sua resposta for positiva, preste atenção, e comece a observar quais alimentos intensificam esses desconfortos.

 

Quais alimentos evitar durante a menstruação

Antes de entrar realmente na lista do que pode ser melhor não comer durante a menstruação, vale ressaltar que não há alimentos que devam ser completamente descartados da sua dieta, ok? A não ser, é claro, que isso seja uma recomendação médica ou da nutricionista. Mas estamos falando aqui de casos gerais, está bem?

 

O estudo “Nutrição e tensão pré-menstrual: preferências alimentares e aspectos fisiológicos” mostrou que a ingestão de alimentos com alto teor calórico, gordura, açúcar e sal foi associada com um aumento do risco de relatar sintomas físicos durante a TPM e a menstruação

 

7 alimentos para evitar

Observar as respostas que o organismo dá é o caminho ideal, viu? Alguns itens que merecem a sua atenção e que, via de regra, devem ser consumidos com moderação são:

 

  • Alimentos picantes;

  • Álcool;

  • Produtos processados (como fast food);

  • Cafeína (café, chá, refrigerantes e chocolate);

  • Doces e açúcar em geral;

  • Sal em excesso;

  • Alimentos ricos em gordura saturada (como carne vermelha e laticínios integrais).

 

O que comer quando estiver menstruada?

Como o corpo da mulher passa por tantas coisas durante a menstruação, a recomendação é se alimentar com bons alimentos ricos em antioxidantes, ferro e fibras. Vale dar especial atenção para obter os principais elementos nutricionais que o corpo precisa, como vitamina D e ômega-3, presentes no salmão, na linhaça e nas nozes, por exemplo. Esses nutrientes ajudam a diminuir naturalmente a inflamação que acontece no corpo no período menstrual.

 

Uma dica dos especialistas é aumentar os níveis de ferro uma ou duas semanas antes de a menstruação chegar. Você pode obter esse ferro em pequenas quantidades de carne vermelha magra, em vegetais folhosos verdes como espinafre, acelga e brócolis. 

O feijão e as lentilhas também contêm uma boa quantidade de ferro. Só que, um cuidado: alguns feijões são conhecidos por aumentar a inflamação, então você precisa cozinhá-los adequadamente, deixando de molho antes do cozimento e trocando a água antes de cozinhá-lo. 

 

Os antioxidantes, presentes em mirtilos, amoras, morangos, framboesas e cerejas também são uma boa pedida do que comer na menstruação.

 

 

o-que-nao-pode-comer-quando-esta-menstruada-3

 

É indicada também a ingestão de fibras alimentares que são benéficas na melhora de alguns sintomas, como quando há casos de intestino preguiçoso

 

Mas, e se bater aquela vontade de comer doce? Tudo bem! Aliás, temos uma ótima notícia: pode investir no chocolate amargo sem medo! Estudos mostram que é recomendado consumir esse tipo de chocolate, que traz benefícios para a saúde cardiovascular, além de dar uma sensação de prazer na TPM e no período menstrual!

 

Para finalizar, não deixe de se consultar com um nutricionista, que pode te orientar e criar uma dieta de acordo com as suas necessidades e o seu perfil.

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.