Spotting é a mesma coisa que escape menstrual? Vem saber
Será que você sabe o que significa spotting? Nós te explicamos sobre esse tipo de sangramento fora do período menstrual. Vem saber mais sobre esse assunto!
Já aconteceu de você abaixar a calcinha e perceber uma leve mancha de sangue nela, mesmo não estando nos dias próximos à menstruação? Será spotting?
Normalmente, esse sangramento surge com uma coloração mais puxada para o marrom ou, ainda, rosado. Não costuma ser aquele vermelho vivo típico do sangue menstrual. Mas, afinal, por que ocorre esse escape menstrual?
Tem diferença de spotting e sangramento de escape?
Qualquer pessoa que menstrua pode sentir um leve sangramento vaginal fora do período menstrual. Isso leva o nome em inglês de “spotting”, que significa mancha. Em português, usa-se também o termo escape menstrual. Os dois se referem à mesma coisa.
O que é spotting?
O spotting é um leve escape de sangue que ocorre fora do período menstrual. Ele é tão discreto que pode sequer aparecer na calcinha e só ser notado ao usar o papel higiênico após fazer xixi.
É algo que pode acontecer com as pessoas que menstruam e pode não haver razão para se preocupar com isso, tá? Mas se você está se perguntando a razão de o escape acontecer, segue aqui.
Só que antes, precisamos diferenciar a menstruação do spotting.
A menstruação é um processo cíclico e que ocorre a cada 28 dias (em média), podendo variar entre 24 e 35 dias. O sangramento menstrual é um processo cíclico e regular, que ocorre nesse intervalo de tempo.
A cada ciclo, o revestimento uterino “engrossa” para se preparar para uma possível gravidez. Quando não há a fecundação, há a descamação dessa camada do útero, chamada de endométrio.
Já o sangramento de escape ou spotting acontece fora do período menstrual e de forma irregular. Ou seja:
-
Pode surgir uma vez apenas durante o ciclo;
-
De forma intermitentemente ao longo do mês
Quais são as causas possíveis
Se você está se perguntando por que o spotting ocorre, são algumas as razões e características possíveis. A dra. Rebeca Gerhardt explicou as principais delas:
-
Uso de anticoncepcional hormonal (como a pílula, um implante de hormônio ou anel hormonal), e aí não há motivo para se preocupar;
-
Sangramento isolado perto da ovulação, que não dura mais do que dois ou três dias e não é motivo para se preocupar.
-
Disfunção da tireoide ou doença do útero (a depender a faixa etária), que requer atenção médica.
-
Estresse, por causar um desequilíbrio hormonal, que pode resultar em um sangramento.
O que fazer quando notar o sangramento
Se o sangramento de escape durar pouco tempo, cerca de 1 a 2 dias, não precisa se preocupar. Ele vai parar naturalmente.
No entanto, se tiver mais tempo de duração e o sangramento de fluxo for mais intenso, e não apenas gotinhas do escape na calcinha, o indicado é procurar o ginecologista.
Conte ao médico todos os sintomas que têm sentido para que ele identifique as causas e o tratamento mais indicado.
Preste sempre atenção aos sinais que o seu corpo te dá, ok? E para saber se o sangramento realmente está fora do seu período, n&ailde;o deixe de acompanhar o seu ciclo no calendário menstrual. Ele é uma das melhores formas para entender as mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual, o que até mesmo facilita na hora de se consultar com o médico.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.