Fase proliferativa: o que acontece no corpo quando a menstruação acaba
Você sabe o que é fase proliferativa? Te explicaremos quando ocorre a fase proliferativa do ciclo menstrual e o que acontece no corpo durante esse período. Confira!
Sabe aquele período do mês em que você se sente com mais ânimo e disposição, estável emocionalmente e até a pele fica boa? Não é por acaso! É o seu corpo dando um sinal de que está passando pela fase proliferativa! Vem que pedimos um help para a dra. Rebeca Gerhardt nos contar tudo sobre isso!
O que é fase proliferativa
A ginecologista explica que esta fase é chamada de proliferativa porque é nela que endométrio (revestimento interno do útero) se prolifera, aumenta o número de células e se prepara para receber o óvulo, caso aconteça a fecundação. “Mas, é claro, isso só vale para quem não usa contraceptivos hormonais”, destaca.
Em geral, a fase proliferativa marca a primeira metade do ciclo menstrual, que começa com o sangramento vaginal e vai até o período da ovulação. “Podemos considerar que, em média, tem duração de 14 dias, podendo ser um pouco mais curto, já que cada mulher tem um ciclo próprio”.
Quando ocorre a fase proliferativa do ciclo menstrual
O ciclo do endométrio é composto por três fases principais: a secretora, a menstrual e a proliferativa. Funciona assim:
-
Fase secretora: ocorre durante o período fértil, quando a progesterona e o estrogênio preparam o endométrio com nutrientes, tornando o útero um ambiente mais favorável para a fixação e o sustento do embrião, caso ocorra a fecundação do óvulo.
-
Fase menstrual: quando não há a fecundação, ocorre a queda dos hormônios e a escamação do endométrio, que é eliminado em forma de menstruação.
-
Fase proliferativa: temos a fase em que o endométrio está mais fino, logo ao fim da menstruação. Então, o hormônio estradiol passa a liberar células que voltam a aumentar a espessura da parede uterina.
Como identificar a fase proliferativa do ciclo menstrual
A melhor forma de identificar cada fase do seu ciclo é fazendo um acompanhamento no calendário menstrual. Você já tem o seu, né?
É sempre legal deixar registrado ali cada mudança que perceber no seu corpo e, a partir disso, ver quais repetem mês a mês, identificando assim o padrão do seu ciclo.
De forma geral, a fase proliferativa é marcada por:
-
Encerramento da menstruação;
-
Maior sensação de plenitude;
-
Peso no baixo ventre;
-
Maior ânimo e disposição;
-
Melhor aparência da pele;
-
Temperatura basal do corpo é mais baixa.
Tudo beeeem diferente do que acontece na fase lútea, que costuma trazer os sintomas da TPM.
Mas bora lembrar que cada fase do ciclo menstrual pode variar em cada pessoa e pode ser influenciada por vários fatores, como estresse, doenças e variações hormonais. Cada corpo é único e é isso o que nos torna tão especiais (clichê, sabemos, mas super verdade)! 💜
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.