Ciclo Menstrual

Acne menstrual aparece durante o ciclo. Tem como mudar isso?

Camila Luz
4 Mar, 2023
4 min. de leitura
acne-menstrual-1

Será que a acne menstrual aparece sempre no mesmo período do ciclo? Nós mostramos se tem como mudar isso. Bora saber mais sobre a acne no período menstrual!

A adolescência é um período único na vida. É intenso e cheio de descobertas sobre a vida e o próprio corpo. Uma das mudanças físicas típicas dessa fase é a presença da acne menstrual, principalmente durante a TPM. Mas o que as espinhas têm a ver com menstruação? A gente te explica tudo:

 

acne-menstrual-2

O que é acne menstrual

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acne é o nome dado a espinhas e cravos (aqueles pontinhos pretos na pele) que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Essas glândulas produzem, literalmente, o sebo responsável por evitar que a pele fique ressecada. 

 

Durante a adolescência, o sebo é produzido em maiores quantidades, deixando a pele bastante oleosa. Nesses casos, é comum ter muitas espinhas no rosto e, às vezes, nos ombros, nas costas e na região do peito também. 

Quais as principais causas

A acne é mais comum na adolescência por causa dos hormônios sexuais produzidos tanto pelos ovários da mulher, quanto pelos testículos do homem. As glândulas suprarrenais, localizadas na parte superior de cada rim, também os produzem, como explica a SBD.

 

Esses hormônios sexuais são os responsáveis por todas as mudanças que a gente observa no corpo durante a puberdade, como surgimento de pelos, engrossamento da voz nos meninos e crescimento dos seios nas meninas. 

 

Mas no caso do sistema reprodutor feminino, as variações hormonais do ciclo menstrual são mais intensas e é por isso que você poderá notar mais espinhas no rosto em certos períodos do mês, como logo antes de ficar menstruada. Durante a TPM (tensão pré-menstrual), há a maior produção de hormônios que fazem as glândulas sebáceas aumentarem. Aí, a pele fica mais oleosa. 

 

As espinhas de acne do ciclo menstrual costumam aparecer na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne está associada aos hormônios. 

 

Como tratar a acne durante o ciclo menstrual

Muita gente ainda pensa que a acne na adolescência é "própria da idade", mas você não é obrigada a conviver com ela se as espinhas te incomodarem. 

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne tem tratamento e pode ser controlada. Mas isso pode levar tempo e envolve a adoção de um conjunto de hábitos, como uma alimentação saudável, beber bastante água e usar produtos indicados para manter a pele sempre limpa, controlado e oleosidade sem desidratar. 

 

O tratamento da acne no período menstrual pode variar de acordo com a gravidade e a localização das espinhas. O dermatologista poderá recomendar o uso de produtos na própria pele, ou de medicamentos próprios. O uso de hormônios, como a pílula contraceptiva que contém estrogênio, também poderá ser indicado.

 

O fundamental é nunca se automedicar. Medicamentos como antibióticos e contraceptivos hormonais só podem ser utilizados com acompanhamento médico. 

 

acne-menstrual-3

 

Se você já menstruou, deve ter um ginecologista para chamar de seu e estar atenta ao seu ciclo menstrual. Em uma das visitas regulares ao médico, bata um papo com ele sobre a acne menstrual. Visite, também, um dermatologista. 

 

As espinhas podem melhorar com a idade, mas a acne também pode ser uma realidade na vida adulta. Mas tudo bem! Se te incomodar, basta procurar um médico de confiança e tratar. Fique tranquila. 

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.