Ciclo Menstrual

O que pode ser o corrimento aquoso?

Tati Barros
21 Jun, 2023
4 min. de leitura
desenho de menina com cólica

Veja quando o corrimento aquoso é normal e quando é preciso buscar ajuda de um profissional. Entenda os diferentes tipos de corrimento líquido como água

Qualquer pessoa que menstrua já percebeu, pelo menos em alguma fase do ciclo, um corrimento aquoso, ou seja, líquido mesmo, como água. E é preciso ter ciência que, embora o corrimento vaginal represente 30% das causas de consultas ginecológicas, esse pode ser um caso bem natural, que não requer atenção.

 

corrimento-aquoso-2

 

O corrimento líquido como água é normal? Entenda com a gente!

Existem muitas possibilidades para o surgimento do corrimento aquoso e é importante considerar o aspecto de cada um e a presença de outros sintomas para avaliar se é preciso buscar ajuda profissional ou não.

 

O que acontece é que a secreção vaginal fisiológica pode variar de intensidade de acordo com influências hormonais (como a fase do ciclo menstrual, o uso de hormônios e a gravidez), orgânicas (como a sua excitação sexual) e psicológicas. 

    

Corrimento vaginal normal ou fisiológico

Como diz o nome, o corrimento vaginal normal (ou fisiológico) é completamente normal, principalmente nas mulheres que estão em idade fértil. A sua função é basicamente umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, aumentando a sua resistência contra infecções. 

 

Características desse tipo de corrimento: espesso, aquoso ou elástico, de cor branca, leitosa ou transparente e inodoro, no máximo com um odor suave.

 

Tá, mas então o que pode ser o corrimento aquoso?

O corrimento aquoso pode ser incitado pelo estrogênio (hormônio) e seu volume pode ser maior nos períodos em que o estímulo hormonal é maior, como na gravidez; durante o uso de anticoncepcionais à base deste hormônio; no meio do ciclo menstrual e dias antes da ovulação ou da menstruação.

 

corrimento-aquoso-3

 

Estou com corrimento aquoso. O que devo fazer?

Ainda que muitos corrimentos aquosos sejam normais e não indiquem um problema de saúde, é preciso conversar com um médico ginecologista para seguir com o tratamento correto quando necessário.

 

Se quiser se informar ainda mais sobre corrimentos, leia os artigos que temos sobre corrimento clara de ovo e corrimento cinza

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.