Ciclo Menstrual

Adesivo anticoncepcional: um tira-dúvidas completo

Tati Barros
10 Nov, 2023
4 min. de leitura
Ilustração de mulher de costas com adesivo contraceptivo na pele

Você sabe o que é adesivo anticoncepcional? Te explicaremos o que é e como funciona esse método contraceptivo. Clique e saiba mais!

Quando falamos em métodos contraceptivos hormonais, provavelmente, o primeiro que te vem à mente é a pílula anticoncepcional. Embora este seja, de fato, o mais popular, é sempre importante destacar que há outras opções que podem se adequar melhor ao seu perfil e estilo de vida. E uma dessas alternativas que merece ser considerada é o adesivo anticoncepcional.

 

Ilustração de pequeno adesivo contraceptivo quadrado com três camadas

 

O que é adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional é um pequeno adesivo quadrado composto por três camadas: a exterior, que é resistente à água e protege as outras camadas; a do meio, que é a parte que contém os hormônios; e a interna, que é um revestimento protetor que deve ser destacado antes da aplicação do adesivo na pele.

 

Os componentes principais do adesivo anticoncepcional são o estrogênio e a progestina (que é a forma sintética da progesterona). Esses hormônios são liberados na corrente sanguínea, impedindo a liberação de óvulos pelos ovários. 

 

Além disso, a ação desses hormônios ainda faz com que o muco cervical fique mais espesso, o que impede que os espermatozoides cheguem ao óvulo. Por fim, ele afina o endométrio (que é a parede do útero), o que inviabiliza a implantação do óvulo.

 

Como funciona o adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional deve ser colocado sobre a pele no primeiro dia da menstruação. Ao comprá-lo, você recebe três unidades, sendo que cada uma deve ser usada por uma semana, até precisar ser substituída. É preciso fazer essa troca sempre no mesmo dia de cada semana e, ao final da terceira semana, fazer um intervalo, para que a menstruação desça. Depois de sete dias, deve-se recomeçar o processo. 

 

Vale lembrar que esse é um método anticoncepcional vendido sob prescrição médica. Seus riscos são os mesmos das pílulas e somente um profissional pode determinar se esse é o melhor método contraceptivo para o seu caso.  Por mais que uma amiga te fale maravilhas sobre o contraceptivo que ela usa, de forma alguma isso é garantia de que também será perfeito para você.

 

Onde colocar o adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional pode ser aplicado em diversas áreas do corpo, como braço, abdômen, coxa ou bumbum. Só é preciso se certificar de que a região esteja limpa e seca.

 

Só uma dica importante: não é recomendado aplicar nas mamas! Isso porque a absorção local de estrogênio pode causar dor mamária. 

 

A capacidade de aderência do adesivo é muito grande e ele não costuma sair facilmente. No entanto, caso ocorra um descolamento por um tempo inferior a 24 horas, é permitido colocar o mesmo (se continuar com aderência) ou aplicar um novo.

E atenção, meninas: Nunca utilize qualquer tipo de fita adesiva para tentar segurar um adesivo anticoncepcional que não está se fixando à pele. Se ele, por si só, não está aderindo, não tem também qualquer eficácia. Bateu dúvidas? Pergunte ao seu médico!

   

Esse é um método contraceptivo seguro?

Sim! A eficácia do adesivo anticoncepcional é de 99,7%, assim como a pílula anticoncepcional.

 

Para isso, logicamente, precisa ser usado da forma correta, ou seja, sem atrasos nas trocas e erros na aplicação à pele. 

 

E nada de vacilos na proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hein? Lembre-se sempre de que, para se manter livre de doenças, só mesmo com camisinha. Não vacila com a sua saúde!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.