Tem como atrasar a menstruação naturalmente?
Tem um compromisso e quer adiar a menstruação? Vem com a gente!
Você, certamente, já passou pela situação de ter um evento especial e perceber pelo calendário menstrual que a menstruação iria descer justamente naquele dia.
Embora esse não seja um grande problema (ficar menstruada é normal e devemos lidar dessa forma), entendemos que você se sinta mais confortável sem precisar se preocupar, por exemplo, com a troca constante de absorventes. Você, então, já se perguntou se tem como atrasar a menstruação? Vamos desvendar essa dúvida agora mesmo!
Como atrasar a menstruação para viajar
Se você quer curtir a praia ou a piscina livre da menstruação, há, sim, alguns recursos para atrasá-la.
Embora não seja totalmente garantido, quem faz uso de pílulas anticoncepcionais pode optar por emendar a cartela e, assim, só irá menstruar no próximo intervalo.
Já para quem não usa pílula anticoncepcional combinada, o médico pode prescrever noretisterona, que é uma forma de progesterona. A menstruação deve retornar 2 a 3 dias após a interrupção do medicamento.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido, os médicos normalmente prescrevem 3 comprimidos de noretisterona por dia, tendo que tomar de 3 a 4 dias antes do início da menstruação.
Mas atenção: nunca se automedique! Então, vale conversar com a sua ginecologista sobre o possível uso dessa medicação, ok?
E mais um ponto: apesar de ser um anticoncepcional oral, a noretisterona não age como anticoncepcional quando tomada dessa maneira. Portanto, não dá para abrir mão da camisinha se uma gravidez não está nos seus planos.
Absorvente interno: seu best!
Mesmo com essas alternativas que a gente citou acima, vamos combinar: tudo bem se a menstruação descer! Para esses momentos, o absorvente interno pode ser o seu melhor amigo. E olha só: pessoas virgens também pode usar, tá?
A dica é conhecer os diferentes tamanhos de absorvente interno, adaptados para o tipo de fluxo que você tem. Além disso, pode ser boa ideia usar absorvente interno com aplicador, uma espécie de tubo de plástico que te ajuda a inserir de um jeito bem prático o absorvente na vagina.
Quando o absorvente interno está bem colocado, a gente não sente nada e apenas a cordinha fica visível, do lado de fora da ppk, para que você possa puxar e retirar o absorvente interno na hora da troca. Super simples!
A menstruação é algo natural, que faz parte da nossa vida e não deve ser encarada como um problema. Faça uso dos produtos certos para a sua necessidade e sinta-se livre!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.