Como adiantar a menstruação. Vem saber se isso é possível
Tem um evento importante e está com receio de estar menstruada? Tem solução!
Quem nunca teve uma viagem para curtir praia ou piscina e ficou ansiosa com a possibilidade de ficar menstruada, justamente nesses dias? Diante desse cenário, é comum entrar em ação o “modo desespero” e já começar a pesquisar no Google formas de como adiantar a menstruação. Mas será que isso realmente é possível
Como adiantar a menstruação com anticoncepcional
O único método realmente efetivo para fazer com que a menstruação desça antes do tempo é por meio do uso de contracepção hormonal.
Quem toma a pílula anticoncepcional, que contém estrogênio e progesterona, pode interromper a cartela a qualquer momento e, com isso, a menstruação geralmente chega em dois ou três dias.
Mas é preciso ficar atenta a isso: ao não seguir a cartela direito, você deixa de estar protegida contra uma gravidez indesejada, viu?
Há, ainda, outros métodos para adiantar a menstruação, mas eles não têm evidência científica. Então, pode ser que ajudam na sua missão, mas é bem um talvez. Veja só:
Prática de exercícios
Alguns exercícios leves podem afrouxar os músculos e ajudar a menstruação a vir um pouco mais rápido. No entanto, não é garantido, tá?
Relaxamento
Já percebeu que quando estamos estressadas ou ansiosas a menstruação costuma atrasar? Por isso, investir em técnicas de relaxamento pode ajudar a fazer o corpo trabalhar de forma mais regular.
Sexo
Entre tantos benefícios que o sexo oferece para a nossa saúde mental e física, ele também pode colaborar para a menstruação descer.
A combinação dos hormônios produzidos durante a relação e as contrações uterinas que ocorrem durante o orgasmo podem ajudar a dilatar o colo do útero e, com isso, fazer o endométrio se soltar, o que resulta na menstruação. Mas lembre-se, hein: proteção sempre! Nada de deixar a camisinha de lado.
Vou viajar e não quero menstruar
A verdade é que não tem motivos para se desesperar diante da possibilidade de a menstruação descer perto de um evento esperado. Basta ter em mãos um absorvente interno! E olha só: pessoas virgens também pode usar, tá?
A dica é conhecer os diferentes tamanhos de absorvente interno, adaptados para o tipo de fluxo que você tem. Além disso, pode ser boa ideia usar absorvente interno com aplicador, uma espécie de tubo de plástico que te ajuda a inserir de um jeito bem prático o absorvente na vagina.
Quando o absorvente interno está bem colocado, a gente não sente nada e apenas a cordinha fica visível, do lado de fora da ppk, para que você possa puxar e retirar o absorvente interno na hora da troca. Super simples!
Se a tua preocupação é o tempo de troca do absorvente durante a viagem, o absorvente noturno pode ser um bom amigo. Com formato mais longo (se comparado aos absorventes regulares) e anatômico, ele oferece proteção para uma viagem tranquila e dias de fluxo intenso.
Dica de amiga: usar os absorventes certos para cada momento do ciclo é a forma mais segura e confortável para não deixar a menstruação atrapalhar os seus planos - e com a vantagem de não desregular o seu ciclo menstrual!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.