Síndrome da bexiga dolorosa, causas e tratamentos para ganhar qualidade de vida
A síndrome da bexiga dolorosa é uma doença crônica, com sintomas parecidos aos da infecção urinária, que pode afetar bastante a qualidade de vida
Quando a vontade de ir ao banheiro está além do normal e você está fazendo xixi praticamente o tempo todo, é preciso investigar as causas. Muitas vezes, pode ser só uma infecção urinária, tão comum entre as pessoas que têm ppk. Mas em alguns casos, pode ser uma doença crônica chamada síndrome da bexiga dolorosa. Vem saber mais sobre ela:
O que é a síndrome da bexiga dolorosa
A doença também é conhecida como cistite intersticial, ou mais simplesmente cistite crônica. A palavra "crônica" já diz tudo: os sintomas vêm e vão de acordo com uma série de fatores. Portanto, é diferente de uma cistite normal, na qual o uso de antibióticos resolve o problema.
Os cientistas sabem que a doença provoca inflamações na parede da bexiga, um órgão flexível e formado por músculos que armazena o xixi. A condição é bem mais comum entre as mulheres e seus sintomas são bem similares aos da infecção urinária:
-
Desconforto ou dor na bexiga, principalmente quando está cheia
-
Vontade de fazer xixi o tempo todo
-
Dor ao fazer xixi
-
Necessidade de levantar-se durante a noite para fazer xixi
-
Dor na região pélvica
-
Sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga
Apesar de não ser considerada uma doença grave, a síndrome da bexiga dolorosa pode afetar bastante a qualidade de vida. Viver com dor e precisar ir ao banheiro o tempo todo atrapalha o dia a dia e, em alguns casos, pode até prejudicar o nosso emocional. Algumas pessoas acabam desenvolvendo quadros depressivos que, por sua vez, também pioram os sintomas.
Por isso, quando falamos sobre saúde, é impossível desassociar o físico do mental. Estar com a saúde mental em dia pode fazer muito pela nossa saúde física também.
Síndrome da bexiga dolorosa tem cura?
A síndrome da bexiga dolorosa não tem cura, mas é possível tratar os sintomas para evitar que tenham um efeito muito grande na sua vida e no seu cotidiano. No entanto, como as causas não são muito bem conhecidas pelos cientistas, não há uma solução única que funcione para todo mundo.
Alguns estudos dizem que a cistite crônica é provocada por uma desregulação do sistema inflamatório do organismo. Mas também há outras causas possíveis, como distúrbios da bexiga e até mesmo fatores emocionais, que também podem estar por trás de condições como a síndrome do intestino irritável. Nesse caso, o problema está no número 2 💩: dá bastante dor de estômago, excesso de gases, constipação, diarreia e outros sintomas similares.
Os tratamentos para síndrome da bexiga dolorosa podem envolver o uso de medicamentos para controlar os sintomas, mas também mudanças na alimentação e até mesmo o controle do estresse. Tudo depende dos sintomas e da investigação das causas.
O médico urologista é o mais indicado para te ajudar nessa missão. Muita gente pensa que só homem visita essa especialidade, mas pessoas que têm ppk também devem visitá-lo para investigar o que está por trás da vontade de fazer xixi o tempo todo.
Se você notar que algo não vai bem com a sua região íntima, também é importante procurar o ginecologista. Ele poderá, inclusive, te encaminhar para o especialista adequado no seu caso. Conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar rapidinho qualquer problema. Pode ser só uma infecção urinária que você vai tratar rapidinho, mas também pode ser algo mais duradoura e sério. Cuide-se bem!
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.