Por que é importante fazer xixi depois do sexo
Fazer xixi depois do sexo é importante para limpar o canal da uretra e ajudar a prevenir infecções urinárias. Saiba mais
Fazer xixi depois do sexo é um conselho compartilhado entre mulheres que vale a pena ser levado a sério. Tudo bem que aliviar a bexiga não é a primeira coisa que surge na mente depois de um momento íntimo e gostosinho como o sexo. Mas vale você saber que, pelas evidências científicas, as palavras de sabedoria da mulherada - sua amiga, mãe, tia, vizinha - podem ajudar a manter a sua saúde íntima em dia.
Não é incomum a gente ouvir mulheres que se queixam de começar a sentir sintomas bem chatinhos quando começam a ter relações sexuais. É ardência ao fazer xixi, vontade de ir ao banheiro toda hora e até um incômodo na região do abdômen. Todos esses sintomas podem indicar uma infecção urinária. Então, atenção com eles! E também com esse rito de passagem entre a virgindade e a vida sexual ativa. Entra, aí, a boa e velha prevenção - com camisinha e também fazendo xixi depois de transar.
Xixi depois do sexo para evitar infecções
Também conhecida como cistite, a infecção urinária dá as caras quando microrganismos entram no trato urinário por meio da uretra, um pequeno buraquinho por onde sai o xixi, e viajam até a bexiga. A bactéria Escheria coli, presente no intestino e importante para a digestão, costuma ser a principal culpada por essa infecção.
Homens também podem ter infecções urinárias, mas elas são mais frequentes nas mulheres, por causa da nossa anatomia. Pois é. Como a uretra feminina está mais próxima do ânus, as bactérias presentes no intestino podem acabar migrando até a nossa uretra mais facilmente. E com essa anatomia não dá pra gente brigar, né?
Bom, e fazer xixi após o sexo ajuda nisso? Siiiim!
A relação sexual com penetração acontece pela vagina, que é a maior entrada da ppk, localizada logo abaixo da uretra nas mulheres. Só que, durante o sexo, pode acontecer uma pressão sobre a uretra, forçando a entrada das bactérias que ficam, originalmente, no ânus. E é isso que aumenta a probabilidade de infecções.
Então, fazer xixi depois do sexo é considerada uma forma de higiene importante, porque a urina (acredite!) lava a uretra e pode expulsar qualquer bactéria indesejada que tenha entrado ali durante a relação sexual.
Mais sexo, mais chances de infecção urinária?
Ter relações sexuais com mais frequência pode, sim, aumentar as chances de a mulher ter uma infecção urinária. Mas vamos combinar que você não precisa parar de transar pra manter a saúde íntima em dia, ok? Além de fazer xixi logo depois de transar, é importante que tanto você quanto a pessoa com quem você está transando mantenham uma boa higiene íntima. A camisinha também ajuda muito a manter as infecções longe!
Se a sua vida sexual já começou, é importante consultar um ginecologista para falar de higiene íntima e prevenção de infecções urinárias e infecções sexualmente transmissíveis. Se você sentir qualquer sintoma incomum, procure o médico. E não tenha vergonha de fazer xixi logo após o sexo! Sua saúde íntima e seu bem-estar têm muito a ganhar com esse bom hábito 😉
Conta pra gente: fazer xixi depois do sexo faz parte dos teus hábitos? É algo tranquilo ou você sente vergonha?