Saúde e bem-estar

Melhores posições para aliviar cólica

Camila Luz
19 Dec, 2022
4 min. de leitura
posicoes-aliviar-colica-1

Posturas de yoga ou que aquecem a região do abdômen e da lombar são posições para aliviar a cólica que podem trazer conforto durante a menstruação

Quando a menstruação está um pouco mais incômoda, tudo o que a gente quer é ficar quietinha no nosso canto. Quem sofre com cólica sabe que, às vezes, é preciso descansar ou ficar em certas posições para aliviar o desconforto. Mas será que as posições para aliviar cólica existem mesmo? A ginecologista Rebeca Gerhardt explicou direitinho pra gente.

 

posicoes-aliviar-colica-2

Como aliviar cólica menstrual

Dor de cólica não é tudo igual. Dependendo da posição do útero no abdômen, a cólica pode ser abdominal, que é aquela clássica mesmo, na parte baixa da barriga. Por outro lado, quem tem útero retrovertido pode sentir o desconforto na região da lombar. Nesse caso, o útero fica virado para a coluna vertebral, e não para a frente.

 

Segundo a dra. Rebeca, o mais importante para aliviar a dor é aquecer tanto a região do útero quanto o resto do corpo. "Principalmente os membros inferiores. Aquela história de que pé gelado dá mais cólica é real", explica.  

 

Algumas posições ajudam a aquecer a região do abdômen e das costas, como ficar de bruços. Ficar em posição fetal, meio curvada de ladinho, também. Essas posições já são até meio naturais durante a menstruação, né? Elas trazem uma certa sensação de conforto e acolhimento importantes para a nossa sensibilidade aflorada nesse período.

 

Exercícios que trazem relaxamento para a mente, como yoga e pilates, podem ser uma boa pedida pois ajudam a relaxar o corpo. Dependo da localização da dor, as posturas do yoga podem alongar e relaxar as costas, como a famosa "postura da criança".  

 

Para fazer a postura da criança, você deve ajoelhar-se no chão e separar levemente os joelhos. Depois, incline-se para a frente e coloque os braços para trás. Descansa a testa no chão e relaxe, respirando tranquilamente. Se preferir, descanse a testa em uma almofadinha. Essa postura dá uma boa relaxada na lombar.

 

Já quem tem cólica abdominal pode tentar a "postura da deusa reclinada" 😍. O nome já diz tudo, né? Para colocá-la em prática, basta sentar-se com a coluna reta e juntar as plantas dos pés. Depois, deite-se devagar para trás, mantendo as plantas dos pés unidas. Se ficar incômodo, coloque um apoio sob a lateral dos joelhos. Alongue-se bem, respire tranquila e sinta o alívio na região abdominal. 

 

O importante é fazer posições que te tragam mais conforto. O corpo sabe do que precisa. Se sentir que a cólica está piorando ou que você simplesmente não está disposta o suficiente, interrompa o exercício.  

 

A dra. Rebeca também conta que a ingestão de alimentos quentes, como chás e sopas, pode ajudar. O mesmo vale para tomar um banho morno e relaxante, ou usar uma bolsa de água quente na região abdominal ou nas costas. Coloque uma música tranquila e curta seu corpo menstruado.

 

posicoes-aliviar-colica-3

 

Quando procurar o médico?

Dependendo do nível da cólica, só medicação resolve. O seu ginecologista de confiança pode recomendar remédios para cólica que você pode tomar para aliviar o desconforto, como os anti-inflamatórios. Muitos deles são vendidos sem receita, mas é sempre melhor bater um papo com o médico. Lembre-se de que toda mulher em idade fértil deve ter um ginecologista para chamar de seu e visitá-lo regularmente, todos os anos.

 

Se você tem cólica muito forte, daquelas que te impedem de estudar, passear, praticar esportes e viver a sua vida plenamente, é preciso investigar possíveis condições de saúde. A endometriose e os miomas uterinos, por exemplo, podem provocar cólicas mais intensas. O lado bom é que elas têm tratamento, especialmente em relação ao controle dos sintomas, que pode ser feito pelo uso de métodos contraceptivos hormonais ou cirurgia em alguns casos. 

 

O que não dá é para ficar sofrendo. Combinado? Durante a menstruação, acolha-se e respeite o seu corpo. E se a cólica estiver demais, converse com o ginecologista. Menstruar é parte da natureza feminina e é saudável. Então, que assim seja ☺️

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.

 

 

 

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.