Saúde e bem-estar

Vem entender o que pode ser caroço na vagina

Kira
20 Oct, 2021
4 min. de leitura
Vem-entender-o-que-pode-ser-caroco-na-vagina-1

O caroço na vagina geralmente é provocado por uma infecção das glândulas de Skene e Bartholin. Saiba o que fazer nesses casos

Encontrar algo estranho na ppk sempre dá um pouco de medo. O que pode ser um caroço na vagina, por exemplo? Olha, não há motivo para pânico: há muitas causas possíveis e só uma consulta no ginecologista poderá esclarecer qualquer dúvida. Portanto, nada de se descabelar antes de conversar com um especialista, ok?

 

Vem-entender-o-que-pode-ser-caroco-na-vagina-2

 

Para te deixar um pouco mais tranquila, conversamos com a Dra. Rebeca Gerhardt. Ela diz que, se você logo pensou em câncer, pode respirar fundo, pois o câncer genital é muito raro em mulheres jovens. Mas isso não significa que você não deva ir ao médico, certo? O ginecologista precisa te examinar e, se necessário, solicitar exames antes de tirar conclusões.

 

O que pode ser caroço na vagina?

Antes de mais nada, é preciso identificar onde está o caroço. Vamos lembrar que a vagina é a abertura maior que temos na vulva (a parte externa da ppk). A vagina conecta a ppk ao útero.

 

O caroço pode estar na virilha, na vulva ou na entrada da vagina.

 

A virilha costuma apresentar linfonodos, pequenos gânglios que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Bem técnico, né? Mas é pra te dizer que, quando a gente tem alguma infecção no corpo, os linfonodos podem aumentar de tamanho, inclusive os da virilha, assim como acontece com os linfonodos nas laterais da garganta quando ela está inflamada.

 

“Sem dor, o caroço na vagina não representa nada”, diz a dra. Rebeca.

 

Só que infecções das glândulas de Skene e Bartholin, localizadas na ppk, podem provocar caroços bem grandes e doloridos. Nesses casos, o tratamento envolve a drenagem do pus presente no interior do caroço e o uso de antibióticos.

 

A bartolinite, nome dado quando a glândula de Bartholin infeciona, é causada por bactérias que entram em contato com a vulva. A bactéria E. Coli, famosa por provocar infecções urinárias, e as bactérias que provocam doenças sexualmente transmissíveis como clamídia e gonorreia, são algumas das vilãs por trás do caroço que pode até impedir a mulher de sentar-se confortavelmente 😥

Vem-entender-o-que-pode-ser-caroco-na-vagina-3

 

 

O que causa caroço na vagina?

Como a ppk tem muitas glândulas, os caroços na vagina são quase sempre resultado de infecções glandulares. Preveni-las nem sempre é possível, mas manter uma boa higiene íntima pode ajudar. Lembre-se de lavar a ppk com água e sabonete íntimo ou neutro e de não lavar o canal vaginal, que é autolimpante 🤩 

 

Lembre-se, também, de sempre limpar e secar a ppk no sentido vulva -> ânus e nunca ao contrário, para evitar que bactérias presentes no ânus cheguem até a ppk.

 

E na hora de transar, camisinha! Ela é a única capaz de evitar doenças sexualmente transmissíveis e, portanto, é a sua maior aliada quando se trata de saúde íntima.

 

Sabendo de tudo isso, se notar qualquer coisa estranha na ppk, vá ao médico, ok? Mesmo se não estiver doendo. Identificar a causa cedo pode prevenir problemas mais sérios no futuro. Cuide-se 💙

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.