Saúde e bem-estar

Dicas de como cuidar da higiene íntima feminina

Tati Barros
13 Feb, 2023
4 min. de leitura
higiene-intima-no-carnaval-1

Algumas dicas de como cuidar da higiene íntima feminina. Vem ver alternativas para se sentir mais confortável durante o Carnaval e outros eventos

Como você cuida da sua ppk? É isso mesmo. Ela precisa de cuidados diários e bem específicos, para garantir a saúde íntima feminina. 

 

Uma higiene adequada traz diversos benefícios, como reduzir o desenvolvimento de odores desagradáveis, prevenir corrimentos, lesões vaginais e na vulva. E mais: esse cuidado previne inflamações como vulvovaginites e candidíase.

 

higiene-intima-no-carnaval-2

 

Mas, afinal, como manter esse cuidado diário em qualquer época do ano, inclusive nos dias de folia de Carnaval?

 

Dicas para cuidar da higiene íntima feminina

Veja, abaixo, algumas dicas que podem ajudar a garantir a sua saúde íntima:

 

Use lenço umedecido

Essa dica vale para quem curte Carnaval e festivais: tenha sempre na bolsa ou na pochete um pacotinho de lenço umedecido, para garantir que a ppk seja limpa ao fazer xixi, especialmente naqueles banheiros químicos. 

 

Faça xixi depois do sexo

Você costuma ir ao banheiro logo após a relação sexual? Se a resposta for negativa, atenção: essa prática pode ajudar a prevenir infecções urinárias. Isso porque o xixi funciona como um "líquido limpante" do canal da uretra e, com isso, elimina os resíduos, o que evita possíveis infecções urinárias.

 

Atenção à limpeza da ppk após o xixi

Quando for limpar a ppk após o xixi, passe o papel higiênico no sentido da vulva para o ânus. Isso é essencial para evitar que as bactérias presentes na região anal possam ir para a ppk e causar infecções.

 

Fique um tempo sem calcinha

Nossa querida dra. Rebeca Gerhardt já alertou em outro artigo: “ficar mais tempo sem calcinha minimiza o abafamento da região íntima. Isso acontece porque a ppk é uma região úmida e o excesso de umidade pode favorecer a proliferação de fungos e outros microrganismos.

 

Portanto, sempre que puder, durma sem calcinha e, ainda, evite usar calcinhas muito justas (prefira modelos de algodão). Com certeza, sua ppk vai agradecer!

 

Aproveite o sabonete íntimo

O sabonete íntimo tem composição específica para manter a pele da ppk limpa e hidratada. Além disso, o produto mantém o pH da ppk equilibrado, o que quer dizer que ele evita que bactérias e fungos se desenvolvam e aumentem, mas protege as bactérias “boas” que a gente precisa.

 

Na hora de lavar a ppk, higienize apenas a região externa: a virilha e as regiões entre os grandes e pequenos lábios. Lave as dobrinhas delicadamente, mas não limpe a vagina (canal vaginal), está bem?

 

higiene-intima-no-carnaval-3

 

Vá ao ginecologista frequentemente

É fundamental que a toda pessoa ao menstruar e iniciar a vida sexual inicie um acompanhamento ginecológico, algo que deve ocorrer regularmente. Procure um profissional com o qual você se sinta confortável e possa tirar todas as suas dúvidas.

 

Curtiu nossas dicas? Não deixe o cuidado com a sua saúde íntima de lado, hein?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast. Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

 

 

 

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.