Saúde e bem-estar

Dor do lado esquerdo da barriga. O que pode ser?

Tati Barros
12 Jun, 2023
4 min. de leitura
dor-do-lado-esquerdo-da-barriga-1

Sentiu dor do lado esquerdo da barriga e não sabe o que é? Leia aqui e entenda com a gente as possíveis causas e tratamentos para essa dor abdominal

Você já sentiu uma dor no lado esquerdo da barriga, parecida com uma cólica? Se a resposta foi “sim”, fique atenta a este artigo, porque ele é dedicado a você! Bora descobrir o que pode ser esse incômodo?

 

 

dor-do-lado-esquerdo-da-barriga-2

 

Dor do lado esquerdo da barriga é preocupante?

Qualquer tipo de dor que você sinta é um sinal de alerta do seu corpo de que algo não está funcionando como deveria. Portanto, mesmo que não seja algo grave, merece a sua atenção. E isso vale, também, para as dores no lado esquerdo da barriga, que podem ser um simples caso de gases, como também algo mais sério, como vamos mostrar abaixo.

 

Principais causas da dor do lado esquerdo da barriga

A dra. Rebeca Gerhardt explica que o lado esquerda da barriga tem duas estruturas que merecem mais atenção. São elas:

 

 
  • Ovário esquerdo: “esse pode ser o causador dessa dor, desde por conta da fisiologia ovariana (como desconforto ao ovular), até gravidez utópica, cistos que se rompem, torções ovarianas, lesões anexais pélvicas do lado esquerdo e endometriose no ovário.

  • Intestino: “no lado esquerdo há também o final do intestino, com alças intestinais importantes. Por isso, diante das dores, é preciso também se certificar se há relações com alterações de padrão intestinal

 

 

A especialista destaca, ainda, que há casos em que o ovário e o intestino podem se associar, como acontece com a endometriose, que pode ter lesão intestinal, que causa dor pélvica e intestinal. 

 

O que fazer quando se tem dores abdominais?

Se você sentir dores no lado esquerdo da barriga, estamos falando aqui de uma estrutura que merece uma investigação completa para o diagnóstico. 

 

Mas a dra. Rebeca lembra que qualquer tipo de dor que uma pessoa que menstrua tenha sempre, como a cólica, pode ser relacionada ao seu ciclo menstrual. Isso vale desde uma dor abdominal, a uma enxaqueca, passando por dores nos pés. Associar ao ciclo é fundamental para um diagnóstico mais assertivo.

 

Aliás, se você sofre com cólicas, temos um artigo sobre como aliviar esse desconforto.

 

dor-do-lado-esquerdo-da-barriga-3

 

Vale pontuar que o tratamento adequado vai depender de como essas dores se apresentam. Por exemplo, quando ocorre na ovulação, pode ser indicado interromper esse processo, por meio do uso de hormônios, como adesivos, pílulas anticoncepcionais, anéis vaginais e injetáveis.

 

Quando perceber uma persistência na sua dor, não deixe de agendar uma consulta com o seu ginecologista e não se esqueça de anotar em quais fases do ciclo essa dor é mais recorrente. Para isso, nada melhor que o calendário menstrual. Dica de amiga, hein? Porque nele fica fácil anotar todos os sintomas que você tem ao longo do mês 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.