Estilo de vida pode aumentar a fertilidade feminina?
Entenda como seus hábitos podem aumentar a fertilidade feminina e as chances de engravidar
Não é novidade que o nosso estilo de vida impacta – e muito – a nossa saúde, né? Quanto mais saudável os nossos hábitos, melhor o nosso corpo funciona. E essa lógica vale também quando o assunto é a nossa "capacidade" para engravidar. Para quem se pergunta como aumentar a fertilidade feminina, a resposta está, também, na forma com que a gente leva a vida.
Como aumentar a fertilidade feminina naturalmente
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), de 8% a 15% dos casais possuem algum problema de infertilidade, que é a incapacidade de engravidar após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de métodos contraceptivos.
O que muita gente desconsidera é que um estilo de vida saudável pode ajudar muito a mudar esse quadro. Pensa só: uma mulher com obesidade, por exemplo, vai apresentar mais dificuldades, já que essa condição pode impactar a ovulação e também o metabolismo do óvulo.
Vamos te mostrar agora como algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a aumentar a fertilidade de forma natural. Confira:
Parar de fumar
São inúmeros os malefícios do cigarro e poderíamos ficar horas citando os problemas que esse hábito pode causar. E a dificuldade em engravidar é um deles.
De acordo com um estudo da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), fumantes têm três vezes mais chance de apresentarem quadro de infertilidade em relação a pessoas que não fumam. A principal causa disso é que o cigarro pode reduzir o nível de estrogênio e da reserva ovariana, além da taxa de ovulação.
Alimentar-se de forma saudável
Quando o assunto são hábitos saudáveis, é impossível não falar de alimentação, certo? E assim como em tudo que tem relação com o funcionamento do nosso organismo, ela também pode ajudar ou atrapalhar na hora de engravidar. A própria OMS aponta que a ausência de alimentação saudável é um dos principais fatores para a infertilidade.
Por isso, é indicado adotar uma dieta rica, composta por verduras, legumes, carnes brancas, careais e grãos. Procure a ajuda de um nutricionista ou nutrólogo para montar um cardápio personalizado, de acordo com o seu perfil e necessidades.
Dormir bem
Ter noites mal dormidas por muito tempo pode impactar no funcionamento da hipófise, que é uma glândula presente no cérebro e responsável pela produção de vários hormônios, incluindo os responsáveis pela estimulação dos ovários e dos testículos.
Praticar atividades físicas
O sedentarismo é um vilão quando o assunto é fertilidade. Isso porque ele pode causar um desequilíbrio metabólico e hormonal, o que ocasiona alterações no ciclo menstrual e na fertilidade.
Quando você pratica regularmente exercícios físicos, há um estímulo para o funcionamento adequado das glândulas, como a hipófise, que controla a produção dos hormônios sexuais.
Além disso, ao se alimentar bem e se exercitar, há menos chances de ter obesidade que, como já dissemos ali em cima, é um dos fatores da dificuldade em engravidar.
Esses são hábitos que devem ser adotados por qualquer pessoa, que deseja ou não engravidar, porque são hábitos que melhoram o bem-estar de forma geral. Cuide do seu corpo para viver sempre bem! É mais simples do que você imagina, a gente promete! 💜