Você já se sentiu sem energia para fazer suas tarefas do dia? Vem entender o que é cansaço mental
Será que você sabe o que é cansaço mental? Te explicaremos no que consiste a falta de energia para fazer as atividades da rotina. Bora lá!
Você já se sentiu tão cansada mentalmente que até mesmo fazer as mais simples atividades cotidianas te exigiu um grande esforço, como se tivesse feito exercício físico durante todo o dia? Pois isso é mais comum do que se imagina. Vem entender melhor o que é cansaço mental neste texto!
Cansaço mental
Em 2019, a cantora Anitta foi diagnosticada com essa condição que também recebe o nome de estafa mental. Ela é caracterizada por um esgotamento das capacidades cognitivas, emocionais e mentais de uma pessoa.
O que é cansaço mental
A estafa ou cansaço mental é resultado de um esforço mental contínuo e excessivo. Isso pode vir, por exemplo, de atividades que exigem grande concentração, foco e atenção. Isso pode acontecer em quem está passando por uma grande pressão, como, por exemplo, nos estudos pré-vestibular.
Quando ocorre em decorrência do trabalho, essa exaustão recebe o nome de síndrome de burnout. É uma condição que atinge 30% dos trabalhadores, de acordo com pesquisa realizada pela filial nacional da International Stress Management Association (Isma).
Sintomas do cansaço mental
O cansaço mental tem sintomas. Eles podem variar em cada pessoa, podendo um indivíduo apresentar apenas alguns deles ou todos, além de outros que não estão listados. Mas os sintomas de cansaço mental mais comuns são:
-
Fadiga excessiva: mesmo após uma noite de sono e descanso, a pessoa permanece com a sensação de exaustão constante.
-
Dificuldade de concentração, mesmo em tarefas simples, perdendo o foco com facilidade.
-
Falta de motivação, mesmo para atividades que antes lhe davam prazer.
-
Ansiedade e irritabilidade com mais frequência do que o normal, além daquela mais comumente sentida na TPM.
-
Insônia ou sono de má qualidade.
-
Dores de cabeça.
-
Dores e tensão muscular.
-
Dificuldade em lembrar de informações importantes, como compromissos, datas ou tarefas.
-
Alterações frequentes de humor.
Como aliviar o cansaço mental
A adoção de alguns hábitos no dia a dia pode ajudar a reduzir o cansaço mental, como:
-
Uma boa noite de sono, de pelo menos 8 horas;
-
Pausas regulares durante o dia, com direito a caminhadas e alongamentos;
-
Práticas regulares de atividade física;
-
Meditação e outras atividades relaxantes.
-
Conversar com amigos e familiares.
Pode ser importante ter um acompanhamento psicológico para que um cansaço normal não se transforme em uma estafa mental. O apoio de um profissional ajuda em qualquer questão que envolva a saúde mental.
Se você sentir que pelo menos um dos sintomas que listamos está persistindo, procure ajuda, tá?
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.