Adulto fazer xixi na cama é normal?
Entenda o que é a enurese noturna e como tratar essa condição
Quando se é criança, é supernormal que a cama amanheça molhada de xixi, já que nessa fase não há, ainda, o controle do sistema urinário. No entanto, adulto fazer xixi na cama pode causar estranheza. Mais do que isso: pode ser um sinal de alerta, que precisa de atenção e cuidado médico.
Já ouviu falar em enurese noturna?
Esse é o termo médico para quem faz xixi de forma involuntária durante a noite. Segundo o estudo "Levantamento de enurese noturna no município de São Paulo", para corresponder a esse diagnóstico, o escape de xixi à noite, durante o sono, deve ocorrer, no mínimo, duas vezes por semana, por pelo menos três meses, ou causar um sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social e em outras áreas importantes na vida do paciente.
Essa condição acontece entre 2% a 3% dos adultos, segundo estudos, e os principais fatores para o desenvolvimento da enurese noturna são:
Em geral:
doença neurológica, uso de medicamentos psiquiátricos, síndrome da apneia do sono, estresse, fatores genéticos, desequilíbrio hormonal, músculo da bexiga hiperativo e bexiga pequena.
Nas mulheres:
tabagismo (alô, fumantes), obesidade, diminuição da atividade física e hipertensão.
Nos homens:
hiperplasia prostática benigna (que é o aumento da próstata) e a obstrução da saída do xixi (que é o bloqueio em um ou ambos os ureteres, tubos responsáveis por transportar a urina dos rins até a bexiga).
Tratamento para que faz xixi dormindo
Esse mesmo artigo citado acima mostrou que adultos que fazem xixi na cama apresentam mais ansiedade, depressão, cansaço crônico e baixa autoestima, se comparados à população geral. Não é pra menos, né? Baita condição incômoda a enurese noturna 🙁
Se a condição bateu à sua porta, é preciso conversar com um médico sobre a situação. Em um primeiro momento, o especialista pode indicar modificações no estilo de vida, terapia comportamental (embora seja mais usada em crianças) e terapia médica. Outras intervenções, como cirurgia, neuromodulação (um procedimento utilizado para tratar diversos distúrbios neurológicos) e injeção de toxina botulínica na bexiga, têm sido usadas em alguns pacientes.
Em relação às mudanças no estilo de vida solicitadas pelos médicos, as mais comuns, segundo estudos, são:
-
Evitar cafeína e sedativos, assim como o álcool;
-
Reduzir o peso;
-
Praticar atividades físicas regularmente.
Adulto fazer xixi na cama é caso clínico. Por isso, se observar que essa tem sido uma prática recorrente na sua rotina, marque uma consulta médica. O mais indicado é um urologista, mas você pode trocar uma ideia com a sua ginecologista e ver o encaminhamento que ela dará. Boa sorte 💙
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.