Pode fazer academia menstruada, mas o ciclo pode afetar os treinos
Será que pode fazer musculação menstruada? Explicaremos o estigma de fazer academia menstruada e abordar como o ciclo menstrual pode afetar o treino. Confira!
Você já deve ter reparado que sempre que falamos sobre algum tipo de prevenção a doenças ou melhora da qualidade de vida, uma recomendação está sempre presente: praticar atividades físicas.
Isso porque se exercitar é a fórmula ideal para manter corpo e mente sãos. Mas você já se perguntou se pode fazer academia menstruada?
Pode
A prática de exercícios físicos pode ser realizada durante a menstruação e traz várias vantagens. Mas, como cada corpo é um corpo, precisamos sempre lembrar que isso pode afetar cada pessoa de uma forma diferente.
Por isso, mais do que qualquer coisa, é essencial entender como o seu próprio organismo funciona, para que você possa usar os benefícios dos exercícios a seu favor, em cada período do seu ciclo menstrual.
Podemos dizer que, de forma geral, o exercício pode melhorar o humor, que muitas vezes não fica lá dos melhores quando estamos menstruadas ou na TPM, reduzir a fadiga e, até mesmo, aliviar as indesejadas cólicas menstruais.
Aliás, tem pesquisas que mostram isso, viu? Um estudo realizado em 2018 descobriu que pessoas que se exercitaram por 30 minutos, 3 dias por semana, durante 8 semanas, tiveram menos dores menstruais do que aquelas que não fizeram atividade física.
A
O ciclo menstrual costuma durar entre 24 e 35 dias, com uma média global de 28 dias. Aliás, se você tem dúvidas sobre a duração do seu ciclo, a dica é anotar tudo no calendário menstrual, porque vai te ajudar a entender melhor como seu corpo funciona em cada etapa.
De modo geral, o corpo funciona assim em cada fase do ciclo:
Por ser uma fase em que os hormônios estão em baixa, é normal que a nossa energia e disposição diminua também. Por isso, pode ser indicado pegar leve nos exercícios. Vale optar por caminhadas e yoga.
É quando o corpo começa a se preparar para engravidar e, por isso, há um aumento nos níveis de hormônios. A disposição, energia e libido costumam subir, sendo uma fase mais energética do ciclo. Por isso, pode ser uma boa investir em exercícios mais intensos, como corrida, musculação e spinning.
Com os níveis de hormônios altíssimos, costumamos sentir uma energia maravilhosa, a pele mais brilhante e a libido nas alturas (afinal, é quando o corpo está pronto para a fecundação). Cuidado para não exagerar nos exercícios e, com isso, se lesionar. Já que é a fase em que estamos com os hormônios a mil e exalando sensualidade, por que não apostar em uma aula de dança?
Com o fim do período fértil, há uma baixa hormonal, que faz com que nos sintamos mais introspectivas. Por ser um período de recolhimento e com as emoções a flor da pele. Costuma ser um ótimo momento para optar por atividades que trabalhem o bem-estar físico e mental, como yoga e pilates.
Para você saber em qual período do ciclo menstrual está e, com isso, escolher a atividade física da vez, bora lembrar da diquinha máster: tenha em mãos o calendário menstrual disponível de graça para você aqui em Kira. Já tem o seu?
Será que fazer academia menstruada aumenta o fluxo menstrual
Você pode sentir que o fluxo menstrual aumenta quando se exercita. Mas, na verdade, isso é só uma impressão, já que a atividade física pode ajudar o sangue a sair do útero mais rapidamente. Nossa dica? Pelo menos nos primeiros dias de menstruação, invista no absorvente ou calcinha menstrual para fluxo intenso.
Para você se sentir mais confortável, vale também investir em calças mais escuras e carregar uma peça extra para caso ocorra algum vazamento devido ao fluxo inesperado.
Não exagere!
Sabe aquela clássica frase de mãe “tudo o que é demaissobra”? Isso é uma grande verdade e que serve até mesmo para coisas saudáveis, como se exercitar.
Por exemplo: a prática excessiva de musculação ou outra atividade física pode fazer com que a pessoa pare de menstruar. É bem comum que atletas de alto desempenho tenham a menstruação interrompida devido a alterações hormonais e corporais.
Não inicie qualquer prática antes de procurar um médico e tenha o acompanhamento profissional sempre que for se exercitar, tá? E, claro, lembre-se de que nada é mais importante do que escutar o próprio corpo e testar quais atividades fazem melhor para a sua rotina em cada fase do seu ciclo.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.