Questionando Estigmas

A gente explica o que é uma pessoa trans se você tem dúvida sobre esse assunto

25 Jun, 2021
4 min. de leitura
Ilustração mulher tapando os ouvidos com balões de diálogo com X

Entenda, ainda, por que alguns homens menstruam

Como você já deve saber, junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+. E é superimportante aproveitar a data pra aprender um pouco mais sobre cada uma dessas letras. Você sabe exatamente, por exemplo, o que é uma pessoa trans?

 

 

A-gente-explica-o-que-e-uma-pessoa-trans-2

O que é uma pessoa trans

Você sabia que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo? Esse é um dado trágico da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil, que mostra como é mortal o preconceito em relação a essa parcela da população que vive tão à margem da sociedade. E o primeiro passo para combater isso é a informação! Entender o que essas pessoas representam e validar suas lutas traz a visibilidade tão necessária e faz com que essa seja uma bandeira de todos e todas.

 

Então, vamos começar aprendendo o que significa o termo trans? Bem, ele é usado para definir pessoas que se identificam com um gênero diferente daquele que foi designado para elas quando nasceram, baseado em sua biologia. Ou seja: alguém que nasce com um pênis é considerado homem e quem nasce com uma vagina, como uma mulher. Essa identidade de gênero que diverge da que lhe foi atribuída no nascimento, engloba transgêneros, transexuais, travestis, não-binárias, agênero, entre outros.

 

O que é cis/cisgênero

Agora, quando a pessoa se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer, ela é cisgênera. Portanto, se você tem uma vagina e se entende como mulher, você é uma mulher cis. Já se alguém nasceu com um pênis, mas tem uma disforia de gênero (nesse caso, se identifica como mulher), é uma mulher trans. Deu pra entender?

 

Diferença entre transgênero, transexual e travesti

Lá em cima, citamos todas as identidades de gênero pertencentes ao “guarda-chuva” da transexualidade. É comum que haja uma diferenciação entre transgênero e transexual baseada no fato de a pessoa ter feito a cirurgia de readequação genital, mas não é isso. A verdade é que não há uma forma única de definir esses dois termos. É muito mais uma questão de autoidentificação e, por isso, vale perguntar para cada pessoa como ela se vê e respeitar. E isso vale tanto para identidades masculinas quanto femininas, assim como para a sexualidade de cada um.

 

Já no caso de travestis, temos uma diferença básica: a palavra se refere UNICAMENTE a identidades femininas e, por isso, você sempre deve usar A travesti. Lembra da tatuagem na testa da Linn da Quebrada escrita ELA? Então, é para não esquecer!

 

Pessoas trans que se reconhecem como travesti usam esse termo como uma forma de ressignificar a palavra que sempre foi vista de forma pejorativa e associada à prostituição. Portanto, é, também, um ato político.

 

A-gente-explica-o-que-e-uma-pessoa-trans-3

Homem menstrua!

A menstruação é um processo biológico, certo? Então, por isso mesmo, homens trans, pessoas não binárias, agêneros e intersexuais que nasceram com útero, mas não se identificam com o gênero feminino, também podem menstruar!

 

Quando um homem trans opta por fazer uso de hormônios para a transição, pode ser que a menstruação seja interrompida após algum período. No entanto, esse pode ser um processo até demorado, e ainda precisamos considerar aquelas pessoas que não usam hormônios e, por isso, continuam a menstruar durante grande parte da vida.

 

Por isso, usamos muito aqui nas nossas conversas o termo “pessoas que menstruam” e não apenas mulheres, englobando – e, acima de tudo, respeitando - toda essa diversidade que existe!

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.