Fatores que podem alterar a libido da mulher
Será que você sabe o que pode alterar a libido da mulher? Nós te contamos os principais motivos que causam mudanças na libido feminina. Vem saber mais!
Vivemos um tempo em que a sexualidade está praticamente onipresente em nossas vidas. Seja em propagandas, em séries e filmes, nas músicas ou redes sociais, o sexo é tema recorrente. Com isso, há quase uma expectativa de que estejamos sempre com a libido lá em cima, sempre dispostas a fazer sexo. Já sentiu isso? Mas será que a libido da mulher está sempre em alta mesmo?
Olha, não caia nessa! A libido feminina não é algo linear, viu? São muitos os fatores que podem fazer com que em determinada época estejamos com um alto desejo sexual, enquanto em outros períodos, mal conseguimos pensar em sexo.
O que provoca a libido?
Esses fatores que podem influenciar a nossa libido vão desde questões emocionais até mesmo hormonais. Vamos entender um pouco mais sobre isso.
O que pode causar a falta de libido feminina
Como a dra. Rebeca Gerhardt explicou em outro artigo aqui em Kira, sobre desejo sexual, um dos motivos para a queda da libido pode estar no próprio relacionamento. Quando o casal não está na mesma sintonia e há problemas como comunicação e falta de confiança, realmente fica mais difícil ter vontade de transar. Mas não é só isso.
Fatores como baixa autoestima, ansiedade e estresse também podem fazer com que a libido seja afetada, e quando o motivo tem relação emocional ou mental, é importante buscar ajuda de um psicólogo para entender a razão disso e achar o melhor caminho para fazer as pazes consigo mesma.
É preciso destacar, ainda, que medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e anticoncepcionais também podem causar uma queda na libido e, se esse for o seu caso, não deixe de informar o seu médico.
O que pode causar aumento de libido feminina
Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, existem três situações em que a mulher sente desejo por sexo de maneira prazerosa:
-
Espontaneamente, pelo instinto sexual que é natural a todo ser humano;
-
Quando recebe estímulo sexual de seu parceiro ou parceira;
-
Por meio de fantasias sexuais.
Mas, quando falamos de desejo sexual espontâneo, é preciso considerar que há diferentes fatores que podem colaborar para esse aumento da libido. Um dos principais é o ciclo menstrual. Como assim? Explicamos.
Quem acompanha o seu calendário menstrual, pode perceber isso mais facilmente: quando estamos no período fértil, há um aumento da disposição sexual, justamente, porque essa é a fase em que todo o nosso sistema reprodutivo está voltado para a concepção. Toda essa libido é um incentivo do nosso corpo para que haja uma fecundação.
Mas outros fatores podem dar uma leve aumentada nesse apetite sexual, como a prática de atividades físicas (enquanto nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina, que é o hormônio do prazer e do bem-estar, e por isso há uma maior disposição para o sexo).
Determinados alimentos, conhecidos como afrodisíacos, também podem dar uma “esquentada”, por estimularem os hormônios sexuais. Alguns deles são frutos do mar, pimenta, maca peruana, banana, chocolate, gengibre, nozes e castanhas.
O que fazer ao perceber alterações na libido feminina
É fundamental entender que cada pessoa possui uma relação diferente com o sexo e que isso deve ser respeitado. Também passamos por diferentes momentos da nossa vida que mexem com nosso emocional e que isso também, naturalmente, também afeta a nossa libido.
O importante é entender os sinais que o seu corpo te dá e respeitá-lo. Se sentir que a falta ou o excesso de libido está realmente te incomodando, não hesite em buscar ajuda médica ou psicológica. O importante é você se sentir bem! 😉
Tati Barros