Questionando Estigmas

Como falar de menstruação com o seu pai

Tati Barros
5 Dec, 2022
4 min. de leitura
falar-de-menstruacao-com-pai-1

Falar sobre menstruação com o pai pode aproximar, ainda mais, vocês dois e naturalizar o tema

Quando a gente chega em uma certa idade, conversar com os pais pode ser difícil. Talvez pela diferença de gerações, falta de compreensão um do outro... Mas não tem como negar que, muitas vezes, eles são as melhores pessoas para nos aconselhar e tirar dúvidas. Afinal, ninguém quer tanto o nosso bem. E você já parou para falar sobre menstruação com eles? E com o seu pai? Sim, o seu ciclo menstrual também é assunto do pai 😊

falar-de-menstruacao-com-pai-2

 

Como falar de menstruação com o seu pai

Pode ser que o pai não seja a primeira, nem a segunda, pessoa que você pensa em ter esse tipo de conversa. Mas por que não? Se a gente sempre fala que menstruação é algo natural, que faz parte da maior parte da nossa vida adulta e é, também, uma questão de saúde, não dá para ter estigmas na hora de abordar isso.

 

Seu pai pode ser um parceiro e um aliado nos momentos que você precisar, entendendo todas as mudanças que acontecem no seu corpo e, até mesmo, no seu humor.

 

Como falar que está menstruada?

A primeira menstruação, por si só, gera várias questões internas. Por isso mesmo, é tão indicado se preparar para ela.

 

Antes mesmo de a menarca chegar, que é o nome dado à primeira menstruação, você já pode perguntar o que é menstruação para o seu pai. Se sentir um certo desconforto da parte dele para responder, fale com ele o que sempre falamos com você: “não é algo que acontece com todo mundo? Se é natural, vamos falar sobre”.

 

Se você já menstrua, também pode pedir para o seu pai comprar absorvente pra você. Pode ser que ele não esteja familiarizado com a infinidade de modelos que existem, mas uma vez que você explique, ele vai aprender qual comprar 😊

 

Outra sugestão é, quando estiver com cólica, falar com ele sobre o que está sentindo e, por exemplo, pedir para esquentar uma água quente para colocar na bolsa ou preparar um chá que alivia a cólica. Pais gostam de cuidar das filhas (de forma geral) e ele pode curtir te ajudar nesse momento de incômodo.

 

falar-de-menstruacao-com-pai-3

 

Por fim, não tenha vergonha de falar que o motivo para você estar mais quietinha ou irritadiça é o fato de estar na TPM, ou nos primeiros dias do ciclo menstrual. É muito importante externalizar os nossos sentimentos e, assim, sentir que o outro tem compreensão com o que está passando com a gente.

 

Deixamos para você esse desafio, hein? Quem sabe um dia, ele pode, até mesmo, te acompanhar durante uma consulta no ginecologista.

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.