Sua TPM é forte demais? Talvez seja Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
Você sabe o que é Transtorno Disfórico Pré-menstrual? Nós te contamos o que ocorre nos dias antes da menstruação que leva a alterações de humor. Bora saber mais!
Antes de a menstruação descer, é normal ficar mais irritada, com vontade de ficar quietinha e sentir sintomas físicos, como cólica e dor de cabeça. Mas quando a TPM é forte demais, a ponto de interferir na sua vida, pode ser transtorno disfórico pré-menstrual. Você já ouviu falar dele?
O que é transtorno disfórico pré-menstrual?
O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave da tensão pré-menstrual (TPM). Segundo a Universidade de São Paulo, as causas provavelmente estão associadas à queda abrupta dos hormônios progesterona e estrógeno, os grandes responsáveis pelo ciclo menstrual.
A queda brusca desses hormônios um pouco antes do período pré-menstrual acaba atingindo um sistema de neurotransmissão do cérebro que ajuda a controlar a ansiedade. Os cientistas não sabem muito bem por que isso acontece, mas o fato é que a pessoa que menstrua acaba ficando muito mais sujeita a grandes variações de humor. A TDPM pode, inclusive, ser confundida com uma crise de ansiedade ou depressão.
Quais são os principais sintomas da TDPM?
Segundo a USP, os principais sintomas de transtorno disfórico pré-menstrual são:
-
Tristeza profunda
-
Variações intensas de humor
-
Desesperança
-
Choro fácil
-
Inchaço das pernas
-
Dor de cabeça
-
Sensibilidade nas mamas
-
Sensibilidade ao toque
Os sintomas são parecidos com os da TPM comum, mas a diferença costuma ser a intensidade dos sintomas emocionais. A TDPM é, inclusive, classificada como um transtorno mental, assim como os transtornos de ansiedade e depressão que podem ser diagnosticados por psicólogos e psiquiatras.
A TDPM geralmente surge de cinco a sete dias antes da menstruação e tende a desaparecer dois ou três dias após o sangue descer. Portanto, a tristeza, a ansiedade e os outros sintomas são cíclicos.
Se você perceber que está ficando muito pra baixo antes da menstruação, mais do que outras amigas e colegas que também têm TPM, é importante consultar o ginecologista para investigar a possibilidade de TDPM.
Para que o ginecologista faça um diagnóstico, você deverá ser precisa em relação aos sintomas. Por isso, observar o próprio corpo e as variações de humor é importante.
O médico poderá recomendar mudanças de hábitos que costumam trazer benefícios para a mente, como a prática de esportes. Consultar um terapeuta também pode ser recomendado, pois a terapia é uma grande aliada e pode te ajudar a se sentir melhor.
A saúde mental é tão importante quanto a física. Cuide bem tanto do seu corpo quanto das suas emoções.
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.