Ciclo Menstrual

Menstruação com pedaços de pele: entenda quando pode ser um problema

Tati Barros
1 May, 2024
4 min. de leitura

Há casos em que a menstruação com pedaços de pele grande pode ser um alerta, sim

Uma das coisas que mais incentivamos aqui, em Kira, é que você tenha uma relação saudável com o seu ciclo menstrual. Que deixe de lado qualquer nojinho de sangue menstrual e passe a ver com total naturalidade essa parte do seu corpo. Tudo isso é importante, entre tantas razões, para identificar algumas alterações no seu ciclo, como se ocorrer menstruação com pedaços de pele. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de médica conversando com paciente para artigo sobre menstruação com pedaços de pele. Ambas as mulheres são negras

 

Encontrar pedaços de pele na menstruação é perigoso?

Antes de qualquer coisa, vamos diferenciar o coágulo menstrual dos pedaços de pele que podem vir junto com o sangue da menstruação

 

A maioria dos coágulos sanguíneos menstruais é normal, ? Eles podem surgir no início e no final do ciclo, com aparência vermelho brilhante, vermelho-escuro ou marrom, quando o fluxo menstrual é mais intenso.

 

No caso desses coágulos, muitas vezes eles ocorrem apenas porque o endométrio se desprende da cavidade uterina na menstruação e, nesse processo, pequenos vasos sanguíneos sangram. Para evitar que seu corpo perca muito sangue, coágulos sanguíneos são formados pelo plasma e pelas plaquetas.

 

Bem... esclarecido isso, vem a pergunta central: e a menstruação com pedaços de pele é normal?

 

Há casos em que a menstruação com pedaços de pele grande pode ser um alerta, sim. 

 

O que pode ocorrer é uma situação chamada dismenorreia membranosa. Trata-se de uma condição rara em que a cavidade uterina é expelida durante o período menstrual, o que costuma causar bastante dor.

 

Causas da menstruação com pedaços de pele

No caso da dismenorreia membranosa, que é esse desprendimento do endométrio de uma só vez, as possíveis causas são:

 

  • Progesterona: medicamentos contendo progesterona como método contraceptivo podem aumentar o risco.

  • Perda de gravidez: um aborto espontâneo, especialmente aquele em que o feto não é expelido naturalmente, pode causar esse quadro.

  • Gravidez ectópica: a gravidez ectópica é aquela em que a gravidez começa a se desenvolver fora da cavidade uterina.

 

Agora, falando sobre os coágulos sanguíneos que parecem pedacinhos de pele na menstruação mas na verdade são coágulos, podemos também citar como causas:

 

 

Mas, não precisa se desesperar, ? É bem comum que o coágulo não seja nada demais! O mais importante é você observar as alterações na sua menstruação, registrá-la em seu calendário menstrual e, quando for ao gnecologista, relatar tudo para ele. 

 

Agora, claro, se esses pedaços de pele na menstruação vierem acompanhados de dor forte, não perca tempo e marque logo uma consulta. 

 

Menstruação não deve ser sinônimo de dor e se tem algo te incomodando precisa, sim, ser investigado e tratado!

Estar atenta à sua menstruação é o caminho para entender seu próprio corpo

Não podemos encerrar este artigo sem reforçar a importância do autoconhecimento. Se você é do time que não gosta de observar e muito menos sentir a sua menstruação, como será possível perceber qualquer tipo de alteração em seu padrão?

 

Uma menstruação com pedaços de pele grande pode ser sinal de que algo não está funcionando tão bem como deveria estar

 

Portanto, conecte-se com o seu corpo e fique atenta às mensagens que ele te dá!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.