Menstruação com sangue vivo. Será que tá tudo certo? Vem saber
Será que a menstruação com sangue vivo é normal? Nós te contamos quando a cor do sangue em um tom vermelho vivo é normal e quando se preocupar. Bora lá!
Menstruação tem cor de sangue, mas o tom do vermelho pode variar ao longo do ciclo. Às vezes é mais claro, quase rosinha, às vezes é marrom e, em dias de fluxo mais intenso, costuma ser vermelho vivo, quase brilhante. Mas o que isso significa?
Vem saber tudo sobre a menstruação com sangue vivo.
Menstruação com sangue vermelho vivo: o que pode ser
A menstruação com sangue vermelho vivo é aquela que a gente logo imagina quando pensa em menstruar. Mas essa cor só costuma se manifestar em dias de fluxo intenso, quando o sangue está "descendo mais rápido".
A gente te explica: a menstruação é resultado da descamação do endométrio, o tecido que reveste o útero e que permite que um óvulo fecundado – ou embrião – fique bem preso ali durante a gravidez. Todos os meses, os ovários liberam um óvulo e o útero se prepara para uma possível fecundação por meio do crescimento do endométrio.
Quando a fecundação não acontece, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual ordenam a descamação do endométrio, que desce pela ppk em forma de menstruação.
No início e no fim da menstruação, o sangue costuma descer mais devagar e ficar mais exporto ao ar, o que provoca uma coloração mais marronzinha. Já nos dias de fluxo intenso, quando o sangue está descendo com tudo, o sangue não fica tanto tempo em contato com o ar. Por isso, tende a ficar com uma cor mais intensa e brilhante. Você também pode notar a presença de coágulos, aquelas pequenas bolinhas de sangue que se formam às vezes.
No entanto, isso varia de mulher para mulher. Também é normal ter um sangue mais escuro mesmo em dias de fluxo intenso.
Quando me preocupar
A menstruação com sangue vivo é normal, mas é sempre importante estar atenta para qualquer variação anormal no seu ciclo menstrual. Um sangramento intenso fora do período menstrual, por exemplo, merece uma visita ao ginecologista.
O mesmo vale para um fluxo muito intenso ou duradouro, a ponto de absorvente nenhum dar conta. Se a sua menstruação está te impedindo de levar uma vida feliz e normal, pode ser que você esteja com alguma condição como a endometriose ou os miomas no útero.
Esteja sempre atenta ao que é normal no seu caso. Cada corpo é único, então ninguém melhor do que você mesma para notar mudanças bruscas que podem sinalizar problemas. E lembre-se: menstruar não deve ser causa de incômodos que prejudicam a sua qualidade de vida. O acompanhamento de um ginecologista é fundamental para garantir que seu ciclo menstrual esteja dentro do normal.
Uma dica é anotar todos os seus sintomas, e até mesmo a cor da menstruação, no seu calendário menstrual. Ter esses dados registrados vai te ajudar a conhecer melhor o seu corpo e o seu ciclo.
Camila Luz
Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.